sexta-feira, dezembro 25, 2009

O REINO DE DEUS XII - O REINO DOS FILHOS DE DEUS

O REINO DOS FILHOS DE DEUS

A Palavra estava no mundo, o mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não a conheceu. Ela veio para a sua casa, mas os seus não a receberam. Ela, porém, deu o poder de se tornarem filhos de Deus a todos aqueles que a receberam, isto é, àqueles que acreditam no seu nome. Estes não nasceram do sangue, nem do impulso da carne, nem do desejo do homem, mas nasceram de Deus. E a Palavra se fez homem e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória: glória do Filho único do pai, cheio de amor e fidelidade". João 1.10-14

Jesus é chamado de Palavra e Verbo, porque foi através dele que o Deus invisível estabeleceu contato com a sua criação e lhe comunicou, de maneira direta, o seu amor.

Apesar da esperança messiânica encher o coração dos judeus que viviam debaixo do jugo do império Romano, a notícia do início do ministério terreno de Jesus não agradou a muita gente. Este não é o Messias que esperamos! Diziam alguns. Ele não possui e nem deseja alcançar o poder político necessário para fazer de Israel uma potência mundial. Onde estão os seus exércitos e sua comitiva de ministros? Ao contrário, A sua mensagem era o amor e a resistência pacífica. Uma de suas declarações soava especialmente frustrante para os revolucionários de plantão: "Dai a César o que é de César" (Mateus 22.20, Marcos 12:17 e Lucas 20:25).

Seu poder estava em reatar o relacionamento rompido entre Deus e a humanidade. Apenas boas intenções não bastavam para superar o grande abismo que o pecado abriu entre a criatura e o seu criador. Foi necessário que o próprio Deus viesse à terra para proporcionar a todo aquele que se dispusesse a crer, a chance de ingressar no Reino dos céus na condição de filho do altíssimo. Privilégio que garante um coração transformado, um espírito sensível para as questões da justiça e um desejo ardente de proclamar a todos que puderem ouvir, que Deus existe e se importa com a nossa felicidade.

No tempo em que habitou entre nós Jesus confrontou as estruturas de poder político e religioso, contaminadas pela hipocrisia que, ao invés de servirem ao povo, promoviam a opressão. Ele atentou para detalhes da espiritualidade que, embora sejam esquecidos por muitos, são fundamentais para transformar a vida numa experiência mais humana e feliz. A religiosidade do messias desagradou, porque em seus discursos, ele afirmava que o Reino de Deus não era propriedade dos poderosos, mas estava disponível aos fracos, aos pobres e a todos os que, apesar de serem desprezados pelo seu semelhante, eram profundamente amados por Deus.

O natal é tempo de anunciar que o Reino de Deus chegou, que a sua esperança pode começar a se vivida hoje, e que este mundo mau pode ser redimido, pela mensagem de amor que Jesus pregou enquanto esteve conosco manifestando "(...) a sua glória: glória do Filho único do pai, cheio de amor e fidelidade"

FELIZ NATAL!

Nenhum comentário: