terça-feira, dezembro 22, 2009

O MESSIAS CHEGOU!

O MESSIAS CHEGOU!

"Naquela região havia pastores, que passavam as noites nos campos, tomando conta do rebanho. Um anjo do Senhor apareceu aos pastores; a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. Mas o anjo disse aos pastores: Não tenham medo! Eu anuncio para vocês a Boa Notícia, que será uma grande alegria para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor. Isto lhes servirá de sinal vocês encontrarão um recém nascido, envolto em faixas e deitado na manjedoura. De repente, juntou-se ao anjo uma grande multidão de anjos. Cantavam louvores a Deus dizendo: Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados".

Seria apenas mais uma noite de trabalho para aqueles pastores que ganhavam a vida levando os rebanhos de seus patrões para pastar. O trabalho era duro e grande a responsabilidade, pois se uma daquelas ovelhas se ferisse ou fosse devorada pelas feras, o valor correspondente seria deitado de seu salário.

A rotina daquela noite foi quebrada pela aparição de anjos. O medo que els sentiram tinha justificativa, porque aquele que contemplasse a santa presença de Deus morreria fulminado. A boa notícia que os anjos anunciavam era que a partir daquele momento não haveria mais razão para temer por estar face a face com Deus., porque ele se tornou humano para viver entre nós e anunciar a esperança de salvação.

Por ter nascido pobre, por estar abrigado numa estrebaria e deitado numa manjedoura, o Messias estava acessível a tantos quantos desejassem procurá-lo. Se tivesse nascido num palácio e fosse filho de um governante haveria uma equipe de cerimonial selecionando aqueles que teriam permissão para visitá-lo.

Ainda que a chegada do Messias tivesse um profundo significado religioso, ela não foi anunciada aos sacerdotes no templo. Apenas aqueles humildes pastores, desprezados por sua baixa cultura e pouco dinheiro. Os últimos, os invisíveis socialmente falando, foram os primeiros a saber das novidades daquela noite. Diferentemente dos religiosos, que têm o seu prestígio poder político a preservar, os pobres não têm mais nada a perder e se entregam de coração aberto quando percebem que Deus se dirige a eles.

Os pastores viram os anjos e saíram na hora para procurar onde estava aquela criança tão especial. Quando a encontraram, contaram á sua mãe tudo o que haviam visto e ouvido. Entre orgulhosa e preocupada, maria guardava tudo em seu coração, pois tinha consciência do privilégio e da respoonsabilidade que o Senhor lhe havia concedido.

Os pastores voltaram ao trabalho felizes porque comprovaram que a sua visão não havia sido alucinação, e contemplaram com os seus próprios olhos o cumprimento da profecia: o Messias está entre nós!

Nenhum comentário: