quarta-feira, dezembro 23, 2009

O MESSIAS, SINAL DE CONTRADIÇÃO

O MESSIAS, SINAL DE CONTRADIÇÃO (1)

"Movido pelo Espírito, Simeão foi ao templo. Quando os pais levaram o menino Jesus, para cumprirem as prescrições da lei a respeito dele, Simeão tomou o menino nos braços, e louvou a Deus dizendo: Agora Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar o teu servo partir em paz. Porque os meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: Luz para iluminar as nações e glória do teu povo, Israel. O pai e a mãe estavam maravilhados com o que se dizia do menino: Eis que este menino vai ser causa de queda e elevação em muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição". Lucas 2.27-34

Deus leva às últimas consequências a sua preferência pelos fracos, quando escolhe o nascimento para entrar na historia da humanidade. O que pode ser mais frágil que a figura de um bebê? Mas a partir de crianças como Moisés e Jesus, Deus manifestou os seus planos ao mundo.

Conforme determinavam os preceitos de sua religião, Jesus foi levado ao templo quando completou oito dias de vida. Um encontro surpreendeu os pais do menino; Simeão, um senhor de idade avançada, havia sido revelado, pelo Espírito Santo, que teria o privilégio de segurar o ungido de Deus em seus braços. Desde então, esta era a sua expectativa.

O que deve ter passado pela cabeça dos pais ao perceber que tantas esperanças estavam sendo depositadas sobre um bebê que não sabia falar, e era incapaz de se cuidar sozinho? O texto bíblico diz que eles estavam maravilhados. Conforme o comentário da Bíblia Sagrada - Edição Pastoral, a presença de Simeão e Ana no templo representava a esperança dos pobres de que o Messias traria a libertação para aqueles que viviam oprimidos debaixo do jugo de seus ricos e poderosos senhores.

Como sempre, Deus inicia as suas obras a partir do improvável, do mais fraco, daquele que diz: "eu não tenho condições para fazer isto". Ao contrário de nossa sociedade de fortes e poderosos, no Reino de Deus a força é ser fraco e o poder vem pela dependência de Deus. Os últimos serão os primeiros, quando somos fracos, então estamos fortes. Esta inversão positiva de valores é a contradição sobre a qual Simeão profetizou. Qual é a sua fraqueza? Nas mãos de Deus ela pode se tornar em força e produzir esperança.

NOTA
(1) BÍBLIA SAGRADA – Edição Pastoral - P.1252

REFERÊNCIAS
BÍBLIA SAGRADA – Edição Pastoral – Tradução Ivo Storniolo, Euclides Martins Balancin – Paulus – SP – 1991.

Nenhum comentário: