sexta-feira, dezembro 25, 2009

O Natal e sua Inquietadora Mensagem - Caio Marçal

O NATAL E SUA INQUIETADORA MENSAGEM

Caio Marçal

Na empreitada missionária de salvar a humanidade, Deus se fez carne e nos visitou de forma radical na pessoa de Jesus. Para relembrar o nascimento do Cristo, todo ano celebramos o Natal. Infelizmente, as luzes, festas e a imagem de um velhinho de gorro vermelho, doando presentes a todos aqueles que detêm poder de consumo, fez com que a profundidade da mensagem natalina perdesse quase que inteiramente a mística do significado revolucionário da encarnação. O mercado dá uma nova roupagem para os símbolos e data, enquanto rouba a essência do maior evento acontecido em todos os tempos.

Quais são os ensinamentos que precisamos recordar do Natal? Como podemos perceber sua relevância para nossa realidade? Quais são os códigos que apontam para a promoção de uma vida comprometida com mudanças?

Parido numa manjedoura e longe dos espaços de status quo e reconhecimento social, Jesus nasce numa pequena e pobre cidade de uma nação subjugada pelo poder opressor da superpotência romana. Mesmo assim, na insignificante Belém, não encontra amparo. Passados mais de dois mil anos, meninos feitos a imagem de Jesus também são rejeitados na cidade dos homens...

A vinda Dele nos ensina que Deus se esvaziou de todo seu poder para ser menino indefeso nascido numa fétida estrebaria. Fez-se o menor entre os menores para sinalizar que são nos espaços de antivida e de enfrentamento social, que Ele se identifica com aqueles que as vitrines dos shoppings centers e Outdoors insistem em esconder. Abdica de todo seu poder para desvendar o seu mais supremo poder: o amor.

Em meio ao choro de mães, que perderam seus filhos pelo infanticídio promovido por um déspota ensandecido, nasce a Esperança que corajosamente desafia a morte. Ainda hoje a lógica do sistema vigente sacrifica o futuro e a perspectiva de crianças e jovens, seja aqui ou no Haiti.

Na sua fraqueza revela-se como a boa notícia para aqueles que se tornaram invisíveis e descartáveis, pois deles é o Seu Reino. É na periferia do mundo que Ele se solidariza com os que padecem e manifesta sua Glória, derramando bondade para essa gente simples. Cristo veio ao mundo para reconciliar consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra, quanto as que estão no céu e apregoar o ano do perdão. Sua paixão arrebatadora é própria de um Criador que não desiste de amar sua criação.

Hoje a saga do Filho de Deus é continuada por aqueles que dizem ser “propriedade exclusiva do Senhor”. Esses são convocados a serem pequenos cristos, e assim como o Messias, trazer cura para a sociedade doente e manifestar os valores de um Reino onde o maior é aquele que serve! O grande ensinamento da encarnação é que o Senhor insiste em nos chamar para iluminar nos espaços onde a face mais cruel do sofrimento teima em produzir discriminação, miséria e injustiça.

Nesse Natal, lembre-se que Deus te convida para por os pés no chão do mundo real e ser a voz Dele em favor daqueles que não tem voz. Fale. Una sua voz junto conosco em favor de Justiça!

Tenham um feliz ano novo!

Caio Marçal é Secretário de Mobilização da Rede FALE

Nenhum comentário: