domingo, abril 05, 2009

NOSSA RESPONSABILIDADE PERANTE A CRIAÇÃO

Foto: Marcos Vichi

NOSSA RESPONSABILIDADE PERANTE A CRIAÇÃO

“É esta criação que está completamente aflita e agonizante, gemendo e esperando a manifestação dos filhos de Deus” (Romanos 8,22)


Durante muitos séculos o ser humano se utilizou dos recursos naturais do planeta terra pensando que eles eram inesgotáveis. Consumiu de forma voraz, devastou as florestas, poluiu rios e mares levando muitas espécies de plantas e animais à extinção.

A ecologia não era considerada um assunto espiritual e, por isso, passava longe da agenda das igrejas, que estavam muito preocupadas com a salvação das almas de seus fiéis e não tinham tempo para considerar o meio ambiente como algo digno de cuidado. Os países desenvolvidos, em sua maioria, de herança cristã protestante, são os maiores emissores de dióxido de carbono do planeta e contribuem para a ampliação do efeito estufa, causador do aquecimento global.

Porque se incomodar se a temperatura da terra está aumentando a cada ano que passa? Em que a seca do nordeste ou a devastação da floresta amazônica vai afetar a alguém que mora no Rio de Janeiro ou São Paulo? As tragédias que volta e meia acontecem nos grandes centros e são exibidas ao vivo pela TV, nos confrontam com a inquietante questão de que a criação de Deus está padecendo, vítima da falta de cuidado.

O alerta bíblico emitido há cerca de dois mil anos atrás permanece atual e revela a preocupação divina com a questão ambiental. O que a igreja tem a ver com o fato de a criação gemer aflita e agonizante? Que tipo de manifestação de seus filhos agradaria a Deus?

A desigualdade na distribuição da riqueza global tem produzido a morte nas comunidades carentes ao redor do mundo. Enquanto uns enchem o prato com gula e jogam fora o excesso que não conseguiram comer, outros estão subnutridos esperando até a morte pelo alimento que não virá. “Cada pessoa precisa descobrir-se como parte do ecossistema local e da comunidade biótica, seja em seu aspecto de natureza, seja em sua dimensão de cultura”. (1)

A alma vive num corpo que habita este planeta, que precisa, desperadamente, de cuidado. Deus instituiu a igreja como a sua voz para alertar contra o perigo do colapso da terra, provocado pela ganância da exploração das pessoas e das espécies animais, vegetais e minerais, que representará o fim da humanidade.

Ainda é possível reverter esta situação, evitar uma tragédia e pregar o evangelho de uma forma surpreendente a esta sociedade que diz viver na era pós cristã. Este é o desafio que Deus lança à sua igreja. Quem assumirá esta responsabilidade?


NOTAS

1. BOFF, Leonardo, Saber Cuidar: ética do humano – p. 135


REFERÊNCIAS

BOFF, Leonardo, Saber Cuidar: ética do humano – compaixão pela terra – Vozes – Petrópolis – RJ – 1999

Nenhum comentário: