quarta-feira, abril 29, 2009
IGREJA, O CORPO DE CRISTO.
I Coríntios 12.1 – 31
Qual é a primeira imagem que vem à sua mente quando você ouve a palavra Igreja? Para muitos Igreja significa um templo aonde se vai nos dias de culto e que no resto da semana permanece fechado.
A BOA NOTÍCIA DO REINO DE DEUS
terça-feira, abril 28, 2009
segunda-feira, abril 27, 2009
JUSTIÇA SOCIAL TAMBÉM É VIDA DEVOCIONAL - Teologia e Prática da Missão Integral
Teologia e Prática da Missão Integral
A palavra devoção tem a ver com atitudes que envolvem a dimensão espiritual do indivíduo. É por este motivo que a oração, pública ou privada, a leitura da bíblia e a participação nos cultos e reuniões da igreja são tão facilmente identificadas como parte da vida devocional, cuja finalidade deve ser nos aproximar de Deus.
O conceito de justiça social é frequentemente relacionado à militância política, distribuição de alimentos, roupas, enfim, atividades que proporcionam o contato com as pessoas e as suas lutas para superar as adversidades.
É possível haver alguma conexão entre a espiritualidade e a justiça social? Um tema tão humano tem algo a ver com os propósitos de Deus na terra? O que o evangelho tem a dizer sobre este assunto?
Em seu ministério, Cristo recebeu pessoas de todas as classes sociais com muitos problemas diferentes. Em nenhum momento é possível perceber que ele tenha feito uma classificação de seus milagres dividindo-os em: políticos, sociais, de cura física, etc. Os evangelhos expõem de forma muito clara a missão de Jesus, que é um dos princípios básicos do evangelho integral: “Porque o filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”. Lucas 19.10.
Ao curar coxos, mudos e portadores de várias doenças, além de ressaltar a importância da saúde física, Jesus estava colaborando para a inclusão daquelas pessoas na sociedade.
"E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz". Lucas 17.13-15
"O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, a pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor".Lucas 4.18-19
"Depois disso, desceu para Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos; e ali só demoraram poucos dias. Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no templo os negociantes de bois, ovelhas e pombas, e mesas dos trocadores de moedas. Fez ele um chicote de cordas, expulsou todos do templo, como também as ovelhas e os bois, espalhou pelo chão o dinheiro dos trocadores e derrubou as mesas. Disse aos que vendiam as pombas: Tirai isto daqui e não façais da casa de meu Pai uma casa de negociantes". João 2.12-15
Mas o evangelho não traz apenas uma mensagem de confrontação ao pecado, e às estruturas corrompidas da sociedade, ele apresenta também a esperança de redenção, que alcançará a todos os que crerem em Jesus.
O progresso tem permitido ao homem fazer coisas que até alguns anos atrás eram consideradas impossíveis. Utilizando um computador uma pessoa pode realizar, sozinha e com mais rapidez, a tarefa que outras cinco cumpririam manualmente.
Todo este aparato tecnológico tem consumido o tempo livre, que antes era dedicado à família e aos amigos, porque para cumprir prazos cada vez mais apertados, os funcionários precisam estar sempre disponíveis para atender a uma solicitação do chefe, sob pena de perder o seu valioso emprego, caso decidam reclamar do excesso de trabalho.
Jesus oferece um caminho alternativo para enfrentar os desafios da vida moderna. Não é uma rota de fuga ou um anestésico para eliminar a dor da alma por um breve instante, mas é uma promessa de que ele estará conosco em qualquer situação e a certeza de que o nosso valor como pessoa não vem dos cargos que ocupamos ou do extrato da conta bancária, mas no fato de que somos filhos amados de Deus.
A consciência de que somos filhos de um pai cuidadoso, faz com que as crises tomem uma dimensão administrável. Ao invés da angústia, a paz de Cristo guardará a sanidade mental emocional e física daquele que opta por entregar nas mãos de Deus, através da oração, tudo o que lhe inquieta a alma.
Cuidar do corpo e da alma, recupera o homem integralmente e cumpre o desejo de Jesus expresso nos evangelhos: “(...) eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância". João 10.10.
No desejo de tornar o reino de Deus uma realidade palpável, corremos o risco de exagerar em alguns pontos e negligenciar questões importantes, por isso é necessário agir com prudência para evitar erros que venham a fechar portas importantes e criar obstáculos ao anúncio das boas novas. Que erros seriam estes? Entre outros, é possível citar:
Num país com tantas necessidades urgentes, algumas soluções que deveriam ser provisórias acabam se estabelecendo como definitivas, atendendo a uma parte superficial do problema, mas deixando de tratar a sua origem, gerando um número cada vez maior de pessoas dependentes da ajuda de instituições ou autoridades.
A distribuição de alimentos, roupas, e até dinheiro, tem a sua utilidade em momentos agudos, quando a sobrevivência do indivíduo ou de sua família esteja ameaçada, se não houver uma intervenção externa. Esta assistência deve vir sempre acompanhada de políticas que estimulem a autonomia daquele que recebe o auxílio. O deputado Marcos Rolim traz em seu site: http://www.rolim.com.br/cronic5.htm a seguinte explicação sobre a diferença entre a assistência Social e o assistencialismo:
Assistência social: "O que se vislumbra é a possibilidade dos assistidos se organizarem de forma independente, elaborar suas demandas de forma coletiva e passar a crer mais em si próprios do que na intervenção de qualquer liderança ou autoridade que lhe apareça como "superior". A Assistência Social é, por isso mesmo, uma prática de emancipação. Se vitoriosa, ela produz sujeitos livres e críticos".
À igreja cabe a tarefa de estimular a formação de sujeitos autônomos, que possuam o coração aberto para auxiliar o outro com o mesmo amor que receberam no momento de sua dificuldade.
B) A tentação do adesismo religioso
Vincular a ajuda à freqüência regular aos cultos da igreja prejudica a formação de novos discípulos e vai contra a recomendação bíblica: "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei". Romanos 13.8
Esta atitude distorce o conceito de lealdade, pois a pessoa está ali por conta do suprimento a ser recebido e não por amor a Deus. A igreja cheia, longe de glorificar a Deus exalta o estilo de sua liderança.
A) Fé x obras - Dilema ou diálogo?
O desenvolvimento da teologia colocou em oposição estes dois tópicos importantes e criou uma rivalidade que não existiu na prática ministerial de Jesus ou dos apóstolos, conforme é possível observar neste texto da epístola de Tiago 2.14-18:
O verdadeiro discípulo de Cristo, prega o evangelho contemplando as necessidades físicas e sociais da pessoa evangelizada, considerando-as tão importantes quanto a salvação de sua alma.
Pare. Dê um tempo na agitação diária, olhe ao redor, para os problemas de sua rua, de seu bairro e será possível perceber quanta coisa existe para ser feita no lugar onde você vive. Escute o clamor das pessoas de sua comunidade a fim de levar-lhes o conforto da resposta divina. Se a igreja calar-se até as pedras levantarão as suas vozes ao céu (Lucas 19.40).
O critério escatológico de Jesus para reconhecer os filhos de Deus, não foi posicionamento teológico ou confissão doutrinária, mas o amor dedicado aos mais fracos.
De que forma nós queremos ser reconhecidos por Cristo, no dia do Juízo final? O nosso estilo de vida, fornecerá a resposta para esta pergunta.
Sem o sonho é impossível ter esperança. O evangelho é a boa nova de Deus para o ser humano, porque ele tem o poder de resgatar a sua capacidade de sonhar com uma vida melhor num mundo livre da injustiça e da opressão. Esta sagrada esperança não é um sonho impossível, baseado apenas em projetos políticos ou lideranças temporárias, mas ele se apóia no plano eterno da salvação, que nos foi dado a conhecer por Jesus Cristo, filho de Deus e sua palavra encarnada. “No começo a Palavra já existia: a Palavra estava voltada para Deus, e a Palavra era Deus”. João 1.1
Uma vida devocional que não produz incômodo com as injustiças sociais é infrutífera, e precisa de cuidados urgentes, para não murchar e acabar morrendo desligada que está da videira que lhe alimenta: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto".João 15.1-2
sábado, abril 18, 2009
sexta-feira, abril 17, 2009
quarta-feira, abril 15, 2009
ÔNIBUS 174
Willians de Moura, que na época era estudante de administração, foi o primeiro refém a ser liberado, ficando outras dez pessoas que eram todas do sexo feminino. Após a liberação de Willians, Sandro apontou a arma na cabeça de Janaína Neves e a fez escrever nas janelas, com batom, frases como: "Ele vai matar geral às seis horas" e "ele tem pacto com o diabo"."Ele vai matar geral às seis horas"-Frase escrita pela refém Janaína Neves
Após um tempo, Sandro libera também uma mulher chamada Damiana Nascimento Souza. Damiana já tinha sofrido dois AVCs e, naquele momento, passou mal novamente tendo um terceiro derrame. Segundo uma reportagem da Revista Época, o derrame "deixou-a sem a fala e sem os movimentos do lado esquerdo do corpo. (...) Desde então, caminha com dificuldade, comunica-se por escrito e apenas dois motivos a fazem deixar a casa humilde, no topo do Morro da Rocinha: ir ao médico e depositar flores no cenário da tragédia".
Um dos momentos de maior tensão foi quando o assaltante andou de um lado para o outro com um lençol na cabeça de Janaína. Segundo ela, Sandro afirmou que iria contar de um até cem, e quando chegasse no fim da contagem, ele a mataria. Sandro contava pulando os números e, ao chegar no número cem, fez a refém se abaixar e fingiu dar-lhe um tiro na cabeça. Após isso, fez ameaças: "delegado, já morreu uma, vai morrer outra".
Momentos de tensão e diálogo fizeram cenário entre as reféns e Sandro por muito tempo. Às dezoito horas e cinqüenta minutos no horário de Brasília, Sandro decidiu sair do ônibus, usando a professora Geísa Firmo Gonçalves como escudo. Ao descer, Sandro foi abordado por um policial do BOPE que acabou errando o tiro, acertando a refém. Geísa acabou também levando outros três tiros nas costas, disparados por Sandro.
Com sua refém morta, Sandro foi logo imobilizado enquanto uma multidão correu para tentar linchá-lo. Ele foi colocado na viatura com outros policias segurando-o. Sandro foi morto por asfixia ali dentro. Segundo sua tia Julieta Rosa do Nascimento, a assistente social Yvone Bezerra e a mãe adotiva Dona Elza da Silva (a única pessoa que participou de seu enterro), Sandro não era capaz de matar ninguém, mas de acordo com a polícia do Rio, Sandro tinha um comportamento nervoso e agressivo e chegou a quebrar o braço de um policial e morder outros ao tentar, supostamente, tirar uma arma deles. Após alegações de que a morte de Sandro foi ocasional, os policiais responsáveis pela morte de Sandro foram levados a julgamento por assassinato e foram declarados inocentes. Em novembro de 2001, a linha 174 mudou de número para 158.
Geísa Firmo Gonçalves foi enterrada em Fortaleza - CE, no cemitério do Bom Jardim. Seu enterro foi acompanhado por mais de 3.000 pessoas.
terça-feira, abril 14, 2009
segunda-feira, abril 13, 2009
domingo, abril 12, 2009
BONDADE E MISERICÓRDIA
“Sim, felicidade e amor me acompanham todos os dias da minha vida. Minha morada é a casa do Senhor, por dias sem fim”. Salmo 23.6
Depois de um período de grande tribulação, o salmista encontrou a paz de que tanto necessitava, ao ser acolhido na casa do Senhor. Saber que poderia habitar ali eternamente lhe trazia agradável sensação de que ele não estava à deriva no mundo, mas pertencia a algum lugar e era importante para alguém.
Conforme diz a letra da banda Paralamas do Sucesso: “Levante as mãos para o céu, se um dia encontrar, um amor, um lugar pra sonhar, pra que a dor possa sempre mostrar algo de bom” (1). Estes elementos são essenciais para restaurar as forças para enfrentar as lutas desta vida. O ombro amigo e o colo da pessoa amada trazem cores ao cenário cinzento das crises.
A paz produzida pelo relacionamento com Deus não é um sentimento que funciona apenas quando tudo vai bem. Os tempos de dificuldade são o seu grande teste de intimidade. A alegria daquele que tem fé não depende das circunstâncias, que podem ser boas ou más. Ela é um estado de tranquilidade na alma, que permite o equilíbrio mesmo durante as maiores tempestades.
Felicidade e amor caminham juntos. Não existe amor solitário, ele precisa ser dirigido a alguém, senão vira narcisismo. O amor é uma experiência humana, pois permite aquele que ama enxergar o mundo a partir do olhar da pessoa amada. É, também, uma experiência divina, pois a sua origem está em Deus, que sempre ampara os seus filhos nos momentos de angústia, transforma o seu pranto em dança e promete nunca abandoná-los.
sábado, abril 11, 2009
CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO - Um documentário sobre publicidade, consumo e infância.
Um documentário sobre publicidade, consumo e infância.
Produtora: Maria Farinha Produções
Direção: Estela Renner
Produção Executiva: Marcos Nisti
Sinopse: "Por que meu filho sempre me pede um brinquedo novo? Por que minha filha quer mais uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas? Por que meu filho acha que precisa de mais um tênis? Por que eu comprei maquiagem para minha filha se ela só tem cinco anos? Por que meu filho sofre tanto se ele não tem o último modelo de um celular? Por que eu não consigo dizer não? Ele pede, eu compro e mesmo assim meu filho sempre quer mais. De onde vem este desejo constante de consumo?" Este documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real, este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância.
THERE IS ALWAYS ONE MORE TIME
sexta-feira, abril 10, 2009
O CAMINHO PARA A FELICIDADE
“Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios em se detém no caminho dos pecadores nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” Salmo 1.1-2
A primeira atitude em busca de uma vida mais feliz deve ser: fugir do mal. A sociedade moderna apresenta o pecado como algo bom, que traz satisfação, mas ele nos afasta de Deus impedindo a comunhão com ele.
A segunda atitude recomendada é: Meditar na palavra de Deus. Não é apenas estudar por obrigação, mas desejar profundamente conhecê-la e impregnar-se com a sua mensagem e torná-la uma referência para cada decisão.
Aqueles que servem a Deus serão abençoados no tempo certo: “Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um Riacho; elas dão fruto no tempo certo, e as suas folhas nunca murcham. Tudo o que essas pessoas fazem dá certo”. Os tempos difíceis podem vir, mas o cuidado de divino guarda o coração de quem deposita a fé em suas mãos cheias de amor.
Seguir a Jesus é a melhor opção para quem deseja ser feliz. Ao assumir o comando de sua vida sem considerar as orientações de Deus tudo se desorganiza e você acaba como a palha que é espalhada pelo vento para todos os cantos. Quando Deus orienta os seus caminhos, cada fato acontecerá no tempo certo e você experimentará a “paz que excede a todo o entendimento” Filipenses 4.7.
A melhor notícia que o salmista pode transmitir é: que existe um Deus amoroso que acolhe aos seus filhos, e deseja conceder-lhes a sua sabedoria para que a felicidade não seja apenas uma palavra vazia, cantada em verso e prosa, e se transforme em realidade para todos os que desejam de coração sentir prazer em sua lei.
quinta-feira, abril 09, 2009
terça-feira, abril 07, 2009
DEUS SE IMPORTA COM VOCÊ
DEUS SE IMPORTA COM VOCÊ
“Ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: cala-te, aquieta-te. Então o vento se aquietou, e houve grande bonança. Ele disse aos discípulos: Porque sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?” Marcos 4.39-40.
Os discípulos embarcaram para atravessar o mar da Galiléia. No meio da travessia começou uma grande tempestade. Imagine um barco pequeno no meio do mar, sendo sacudido pelas ondas, deve ser algo terrível. Eles viam o barco encher-se de água e ficavam desesperados, pois parecia não haver solução para aquele problema, e todos estavam prestes a afogar-se.
Jesus dormia, aparentemente alheio a toda aquela confusão. Ele descansava depois de um dia agitado onde acabara de proferir o sermão do monte e falar com muitas pessoas. Agora, no meio da tempestade, Jesus parecia não se dar conta do perigo.
Quando os discípulos se lembraram de Cristo, foram até ele para repreendê-lo: “Mestre! Nós vamos morrer! O senhor não se importa com isso?” Aqueles homens achavam que pelo fato de dormir, seu mestre estava ausente no momento em que a sua presença era mais necessária.
Jesus não chamou a atenção daqueles homens por achar que eles estavam errados em sentir medo. Na verdade, o motivo de todo o desespero era a falta de confiança e que ele pudesse fazer algo naquelas circunstâncias. “Porque é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?” Jesus perguntou após acalmar a tempestade.
Será que a sua vida pode ser comparada, neste momento, com aquele barco agitado por um grande temporal? O desemprego, as dívidas, alguma doença, podem estar atrapalhando a sua vida. Talvez você tenha o desejo de fazer a mesma pergunta que os discípulos fizeram: “Mestre, o Senhor não se importa com isso?”
Jesus dormia tranquilo durante a tempestade porque conhecia o seu poder e sabia que tudo acabaria bem. Os discípulos fizeram tudo o que estava ao seu alcance e o barco continuava cheio de água. Eles não tinham, a capacidade para se salvar, somente Deus poderia fazê-lo.
Quantas vezes você já sentiu que estava perdendo o controle da situação? Mas lembre-se de que Deus está ao seu lado, e se importa com os seus problemas. Ele diz: “Clama a mim e eu te responderei e anunciarei coisas grandes e ocultas que não sabes”. Jeremias 33.3. Este é o convite para todos que precisam de conforto.
Não gaste as suas forças tentando resolver aquilo que só Deus pode fazer, mas leve todas as suas necessidade as Cristo, e procure desenvolver um relacionamento de amor com ele através da oração e da leitura da Bíblia. Desta forma, você conhecerá todos os planos que ele fez para a sua vida. Deus não está distante nem desatento. Ele sabe das suas necessidades e quer trazer paz ao seu coração.
segunda-feira, abril 06, 2009
domingo, abril 05, 2009
NOSSA RESPONSABILIDADE PERANTE A CRIAÇÃO
NOSSA RESPONSABILIDADE PERANTE A CRIAÇÃO
“É esta criação que está completamente aflita e agonizante, gemendo e esperando a manifestação dos filhos de Deus” (Romanos 8,22)
Durante muitos séculos o ser humano se utilizou dos recursos naturais do planeta terra pensando que eles eram inesgotáveis. Consumiu de forma voraz, devastou as florestas, poluiu rios e mares levando muitas espécies de plantas e animais à extinção.
sexta-feira, abril 03, 2009
quinta-feira, abril 02, 2009
CONFISSÃO DE FÉ DA IGREJA UNIDA DO CANADÁ
A BÊNÇÃO DO PEREGRINO
O DEUS QUE SURPREENDE
“Ora, aquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera”. Efésios 3,20
A fé é o elemento fundamental que torna o nosso coração apto para que Cristo habite nele. “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus... (Hebreus 11.6). Quando estamos cheios da presença de Cristo, nos tornamos capazes de vivenciar o amor divino, que é a base na qual devemos firmar toda a nossa vida. Este amor, que supera qualquer concepção que o limitado entendimento humano possa fazer, se coloca à nossa disposição em toda a sua largura, comprimento, altura e profundidade capacitando-nos para saciar a sede de nossa alma com toda a plenitude de Deus (Efésios 3.17-20).
A Bíblia apresenta a boa nova do evangelho ao ser humano desesperado. Esta esperança que ele oferece não é simplesmente esquecer as frustrações, depositando-as numa fé vazia que anestesia a alma, para seguir vivendo e fingir que tudo está bem. Mas é que, apesar da dor forte me fazer gritar, eu sei que Deus é poderoso para curar a minha ferida e me levantar novamente com a alma restaurada para viver em novidade de vida. Deus, em seu poder eterno, e seu amor ilimitado, pode superar todas as nossas melhores expectativas.
Saber que tudo isto está acessível através do poder de Cristo, nos ajuda a recuperar a dimensão do sonho na vida, fazendo com que ela valha a pena. Eu posso sonhar alto, mas com os pés no chão vou caminhando, esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para o que está adiante de mim. (Filipenses 3.13), sempre louvando a Deus, pois é o seu amor que me sustenta e alimenta a esperança de alcançar a plenitude das promessas da palavra em minha vida. “A ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações e para todo o sempre. Amém.” (Efésios 3.21).
quarta-feira, abril 01, 2009
A SUA CASA ESTÁ EM ORDEM?
“Naqueles dias Ezequias adoeceu e estava perto da morte. O profeta Isaías, filho de Amós, veio ter co ele, e lhe disse: Assim diz o Senhor: põe a tua casa em ordem, porque morrerás e não viverás”. II Reis 20.1
Ezequias foi um dos reis de Israel, ele seguia a sua vida normalmente cumprindo os seus compromissos políticos, liderando uma profunda reforma religiosa e pedindo proteção a Deus contra os inimigos que cercavam o seu reino.
Um dia ele adoeceu e ficou muito mal, estava quase morrendo. Isaías aproximou-se do seu leito trazendo-lhe uma palavra da parte de Deus. Com certeza o rei esperava uma mensagem de conforto junto com uma palavra de cura, mas qual não foi a sua surpresa quando ouviu a seguinte recomendação: “põe a tua casa em ordem, porque morrerás e não viverás”.
A doença era incurável, havia apenas algum tempo para despedir-se dos amigos, fazer as pazes com os inimigos e preparar o seu sucessor. O coração de Ezequias se entristeceu muito. Ele clamou, chorou e suplicou a Deus por sua vida.
Normalmente uma casa é arrumada todos os dias, ou assim deveria ser, para que ao aparecer alguma visita, não seja necessário sair correndo para colocar tudo no lugar. A situação com Deus precisa seguir neste mesmo sentido. A cada dia precisamos buscar ao Senhor para que ele cuide da nossa vida, perdoe os pecados e nos ensine a andar nos caminhos corretos. Ezequias alcançou misericórdia e recebeu a cura para a sua enfermidade.
Como está a sua vida espiritual? A sua casa está em ordem? Se estas perguntas lhe causam intranqüilidade, busque conhecer o evangelho e a sua mensagem de reconciliação entre o homem e Deus. Desta forma, cada dia será uma manifestação de amor e revelará a maravilhosa graça do Pai celestial.