quinta-feira, agosto 26, 2010

E as Eleições 2010? Marcelo Carahyba

Eu estava pensando em escrever um artigo sobre as eleições e algumas ferramentas recentes que se propõem a nos lembrar em quem votamos. Foi então que eu recebi este e-mail do meu amigo Marcelo. Gostei tanto que decidi publicá-lo.

Boa Leitura

E as Eleições 2010?

Olá, amigos, colegas e conhecidos.

Eleição é coisa séria apesar de muita gente (inclusive políticos, obviamente) levarem isso na brincadeira (para não dizer algo pior). Mas sinceramente acho que quanto menos cada um de nós se importar com a política, mais ainda os corruptos irão fazer a farra com o nosso dinheiro. Vivemos numa cultura do imediatismo e, quando votamos, achamos que em quatro anos ou menos todos os nossos problemas políticos e sociais serão resolvidos. Não é assim, exige tempo e paciência. Também achamos que o presidente é aquele que resolve tudo, que aumenta o nosso salário e nosso limite do cartão de crédito e cheque especial. Como se a administração de todo um gigantesco país como o Brasil estivesse nas mãos de uma só pessoa. E os deputados? E os senadores? Qual é a função deles? Até pouco tempo atrás, confesso que não sabia.

É muito comum encontrar reclamações a respeito de política, que "político é tudo ladrão", etc, mas é raro encontrar pessoas que realmente se importem em fazer construir uma sociedade melhor e não simplesmente esperar que os outros - políticos, líderes populares, empresas, etc - façam. Qual é o sentido de esperar honestidade dos políticos se eu não devolver o troco a mais? Se eu espero um comportamento ético por parte dos outros, preciso primeiro exigir isso de mim.

Pesquisas demonstram que muita gente não lembra em quem votou nas últimas eleições. Eu não quero engordar essa estatística. E, falando em estatística, por favor não vote baseando-se nas pesquisas. Vote com consciência, por afinidade, por ideologia, mas não porque foi enganado pelo dualismo forçado exibido pelo jornal e TV, como se existissem somente dois candidatos disputando os cargos do poder executivo.

Refletindo sobre isso tudo, encontrei alguns sites interessantes (listados abaixo) para ajudar na escolha dos candidatos. E, por favor, não pense que não vale a pena, não seja fatalista. Certa dose de pessimismo é perfeitamente compreensível e também compartilho. Não sou um utópico ingênuo e sonhador de um mundo melhor e feliz, onde tudo é perfeito. Nunca será. Eu vejo que a tendência é o caos e para lá é que o mundo caminha. Mas isso não me impede de ter esperança, e justamente por vislumbrar esse caos, buscar o equilíbrio, lutar pela justiça e fazer minha parte. O ponto fundamental é que o nosso redor é influenciado pelo que nós somos e cremos.
Ah, e por favor, não pense que voto nulo pode anular a eleição. Voto nulo só é computado para fins estatísticos, assim como o voto em branco. E, a propósito, nenhum candidato é beneficiado. Se não acredita, acesse: http://www.tse.gov.br/eje/html/info_eleicoes3.html.

Para finalizar, uma palavrinha do Bertolt Brecht:"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais".

Meus candidatos estão aqui: http://www.eulembro.com.br/usuarios/33282.

Eu Lembro
http://www.eulembro.com.br/
Nesse você se cadastra, seleciona seus candidatos e pode acompanhar outros também. Ajuda a lembrar em quem você votou e saber o que o político está fazendo.

Voto Consciente
http://www.votoconsciente.org.br/
Tem muita informação interessante sobre educação política.

Extrato Parlamentar
http://www.votoaberto.com.br/extratoparlamentar/
Este sistema tem por objetivo calcular a afinidade política de suas ideias com os deputados do Congresso Nacional. O cálculo de afindade é baseado em modelos matemáticos, sendo isento de qualquer vínculo político ou partidário.

Ficha Limpa
http://www.fichalimpa.org.br/

Articulação Brasileira contra a Corrupção e Impunidade
http://www.abracci.org.br/

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral
http://www.mcce.org.br/

Um abraço.
Marcelo Carahyba
Leia o Blog: Equilíbrio Distante - http://www.equilibriodistante.co.nr/

Nenhum comentário: