terça-feira, janeiro 12, 2010

LUTANDO POR UM DIREITO

LUTANDO POR UM DIREITO

Como um ser urbano, estou acostumado a morar em apartamento. Somente durante um pequeno período de minha infância morei numa casa que possuía um quintal de concreto, por isso não estou muito acostumado a lidar com plantas, apesar de gostar delas.

Talvez por este motivo, demorei a notar que uma árvore junto ao muro de minha casa estava com os galhos excessivamente compridos, atravessando a rua e passando entre os fios de alta tensão. Comentei com a minha mãe que, observando com mais atenção, percebeu que o tronco estava quase todo devorado por cupins, e que a árvore estava prestes a cair.

Entramos em contato com a AMPLA que respondeu de um modo protocolar, informando que o serviço de poda dos galhos havia sido agendado, e seria realizado até o dia 30/03/2010. A preocupação de todos aqui em casa era uma só: Com as fortes chuvas e ventos, típicos do verão, a árvore não permaneceria de pé por muito tempo.

Graças a Deus o muro foi muito bem construído, mas apesar de apoiar com valentia a árvore moribunda, sua rachadura aumentava cada vez mais. Eu e minha prima enviávamos um e-mail atrás do outro para o atendimento virtual, ela foi à loja da AMPLA, no centro da cidade registrar uma carta, mas o conteúdo das respostas, demonstrava que a burocracia da empresa dava pouca importância à urgência da situação, conforme a citação abaixo:

"Informamos que após verificação em nosso sistema, constatamos que a sua solicitação se encontra dentro do prazo para atendimento, o qual será realizado em até 35 (trinta e cinco) dias. Ressaltamos que a equipe fará o possível para executar o atendimento antes do prazo informado.

Registro de atendimento n°: 54086417.

Agradecemos o contato e estamos à disposição para esclarecimentos adicionais.

Atenciosamente,
Atendimento Virtual Ampla."

Preocupado com as consequências de uma possível queda desta árvore em cima de um carro ou até mesmo de um ônibus, decidi escrever para o Jornal de Bairro "O Globo Niterói" na seção Fala Niterói, comunicando o que estava acontecendo. Minha reivindicação foi publicada no dia 10/01/2010, no dia 11, uma equipe da AMPLA, apareceu por aqui e executou o serviço. Fiquei aliviado e muito feliz por ver o problema resolvido.

Esta experiência significou para mim um exercício de cidadania, e me chamou a atenção o fato de que o poder público, na maioria das vezes, só toma alguma atitude quando percebe que a sua omissão será divulgada pela imprensa. Então, para não ficar mal na fita, eles resolvem logo o problema, e continuam enrolando os outros contribuintes que ficam calados. Já imaginou como o nosso país poderia ser melhor se a população cobrasse seriedade e eficácia dos políticos da mesma forma que ela cobra dos jogadores de futebol e da seleção Brasileira?

É muito bom saber que existem meios que nos permitem pressionar o poder publico e forçá-los a cumprir os seus deveres. As seções de cartas dos jornais são um deles, mas existem grupos da sociedade civil que se organizam com este objetivo e oferecem a oportunidade para que as pessoas deixem de ser mera massa de manobra política, para assumirem um papel de protagonistas na construção de um lugar melhor para viver.

Em outras postagens falarei mais sobre estes grupos de pressão ao poder público e, na medida do possível, informarei sobre como os interessados podem unir-se a eles.

Um comentário:

Elisa disse...

Uma pequena atitude que revela uma grande iniciativa. Vamos passar isso pra frente!

Abs!
Elisa