sexta-feira, janeiro 29, 2010

Campanha FALE pelo Direito Humano à Alimentação


CAMPANHA FALE PELO DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO

Rede FALE e RENAS promovem mobilização pela aprovação da PEC 047/2003

Quase 14 milhões de brasileiros (ou 7,7% da população) viviam em domicílios nos quais a fome esteve presente ao menos um dia em 2004, revelou a primeira pesquisa sobre Segurança Alimentar feita pelo IBGE, como suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio.

A Constituição Federal prevê direitos sociais (artigo 6º), como a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, entre outros. Mas e o direito à alimentação?

No dia 03/11/2009, o Projeto de Emenda Constitucional PEC 047/2003 que incluirá o Direito este Direito na Constituição foi finalmente aprovado em primeiro turno, pelo plenário da Câmara dos Deputados, em votação expressiva. Dos 513 deputados, 377 participaram da votação, e o resultado foi: 374 votos a favor, 02 contrários e 01 abstenção.

Agora, a matéria segue para ser votada em segundo turno, após intervalo regimental de cinco sessões da Casa. Contudo, apenas após a segunda aprovação, a PEC poderá ser promulgada pelo Congresso Nacional.

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar CONSEA está lutando para incluir este direito na Constituição e você pode contribuir para que isso se torne uma realidade.

Clique aqui e envie esta mensagem para os deputados Michael Temer, presidente da Câmara dos Deputados e Nazareno Fonteles, presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional.

Junte sua voz a essa campanha promovida pela RENAS e pelo FALE! Ajude-nos também divulgando esse e-mail em sua igreja/comunidade/movimento.

"Milhares de pessoas em toda a terra estão morrendo por falta de alimentos. Isso é devido a diversas causas; mas, acima de tudo, à fabricação de bebida, aos impostos e ao luxo."
(John Wesley, em 1773 )

Caio César Sousa Marçal -
Sec. De Mobilização da Rede FALE - LEVANTE A SUA VOZ CONTRA A INJUSTIÇA

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos" Mateus 5.6

Época de Natal. É inevitável a associação que fazemos desta data com a imagem da mesa farta. Todos ao redor desfrutando dos sabores, dos cheiros e da comida acolhedora feita com tanto amor para celebrarmos a data mais significativa do mundo cristão.

Venham todos os que têm fome e sede de justiça e desfrutem dessa mesa! Esta poderia ser uma mensagem ainda mais verdadeira ao se nos envolvêssemos na campanha em favor da segunda votação da proposta de emenda constitucional (PEC) pelo direito humano à alimentação.

Essa campanha entre as entidades ligadas a RENAS e a Rede FALE é uma conquista de justiça dentro da perspectiva do reino de Deus! Se a PEC da alimentação for votada e aprovada, o sonho de que todos tenham o direito de desfrutar de uma mesa farta no Natal será realidade!

Participaram desta edição de Atalhos:
- Daniela Frozi, representante de RENAS no Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA)
- Patrick Timmer, da Rede Fale

Fonte: Atalhos - encurtando ditâncias - Boletim nº. 208 - Segunda, 21 de dezembro de 2009 - www.RENAS.org.br

Nenhum comentário: