quinta-feira, setembro 24, 2009

QUANDO AS PORTAS SE FECHAM

QUANDO AS PORTAS SE FECHAM

“Vocês esperavam colheitas grandes, porém elas foram pequenas. E, quando estavam levando para casa o pouco que colheram, eu soprei tudo para longe. E porque foi que eu, o Senhor todo poderoso, fiz isso? Foi porque vocês não se importam com a minha casa, que está destruída, É por isso que não chove e os campos não produzem colheitas”. Ageu 1.9-10

Israel e uma nação que sempre viveu um cenário de guerras. O profeta Ageu escreveu este texto aproximadamente no ano 520 AC para falar a um povo que recentemente havia passado por momentos difíceis.

Eles foram conquistados por uma nação militarmente mais forte e tiveram os seus habitantes levados como escravos. Ficaram em Jerusalém apenas os velhos, os doentes e os muito pobres.

Ciro, um rei que simpatizou com os judeus, os autorizou a retornar para a sua terra com o objetivo de reconstruir a cidade, o templo, e restaurar o culto a Deus.

O povo voltou a Jerusalém, levantou o muro e lançou os alicerces do templo. Depois deste início encorajador, o entusiasmo desapareceu, as pessoas passaram a olhar para o lado e contemplaram a ameaça do inimigo, que não queria ver a cidade reconstruída

Elas começaram edificar as suas casas e abandonaram o templo que, quinze anos depois, permanecia inacabado.

É natural que nos preocupemos com a casa e com a família, mas quinze anos de esquecimento revelam o descaso daquele povo com o Deus que lhes trouxera do exílio até a sua terra.

Neste período eles construíram casas bonitas e confortáveis para si. Deus levantou o profeta Ageu para proclamar uma mensagem de repreensão aos que voltaram da escravidão, mas continuaram cometendo os mesmos pecados que os levaram ao exílio. O egoísmo os levou a se esquecerem de Deus.

Devido à falta de chuvas as colheitas diminuíram. Trabalhava-se muito, mas o resultado não compensava o esforço. A alegria acabou e o desânimo abatia o coração do povo.

Muitas pessoas vivem em situação semelhante, porque se esqueceram de Deus e vivem exclusivamente para si. Habitam em casas confortáveis, mas em seus corações, Deus está escondido em um quarto escuro. Quando a dificuldade chega desmoronando aquilo que antes trazia segurança, eles se perguntam: “O que aconteceu?”

Ageu estimulou o povo a abandonar a indiferença espiritual, o egoísmo, a fim de restaurar em seus corações um novo desejo de buscar ao Senhor. Israel entendeu a mensagem, buscou a Deus, terminou a construção do templo e foi abençoado.

Permita que o Espírito Santo incendeie o seu coração com o desejo de comprometer a sua vida com Deus. Não desperdice o seu tempo vivendo longe dele, porque longe de Deus, as portas se fecham, a seca vem e todo o trabalho se torna inútil.

Um comentário:

Anônimo disse...

Geralmente eu nao comento, mas senti a necessidade de escrever e diz que o quarto estava escuro e fechado agora a presença de Deus habita a residencia e sua luz ilumina o meu ser. A Paz de Cristo meu irmao. fui