sábado, outubro 14, 2006

A PESCA MARAVILHOSA (I)

TRABALHAR COM JESUS É MAIS PROVEITOSO

“Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão: – Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e os seus companheiros joguem as redes para pescar. Simão respondeu: – Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer”.
(Lucas 5:4-5 – NTLH)

Amanhecia mais um dia à beira do lago de Genesaré. Os pescadores voltavam de uma noite de intenso trabalho e estavam lavando as suas redes, preparando-se para voltar para casa. O trabalho daquela noite não havia sido compensador, eles não conseguiram pescar nada. Isso significava a frustração de haver perdido tempo e a certeza de que naquele dia não entraria dinheiro para as necessidades, pois não haveria peixe para vender. Simão, o pescador, arrumava o seu material talvez pensando no que iria dizer ao chegar a casa sem o pão e o leite para o café da manhã.

Nesse momento, Jesus aproxima-se de Simão e pede o seu barco emprestado a fim de ensinar à multidão. Ele prontamente o empresta. Este fato demonstra a alegria de Simão em servir ao próximo, porque normalmente depois de um dia improdutivo de trabalho não temos muita disposição para conversa, ainda mais para ouvir palestras. Ao acabar de falar, Jesus contemplou o coração amoroso daquele homem, sua necessidade e de seus companheiros e decidiu abençoá-los.

Jesus mandou que os pescadores voltassem ao lago e jogassem as suas redes. Isso era uma incoerência, pois se durante a noite, o horário correto para pescar, eles não pegaram nada, pela manhã é que seria mesmo perda de tempo. Mas Simão Pedro, um homem de fé, sensível à voz de Deus, obedeceu imediatamente e em conseqüência disso sua rede ficou tão cheia, que foi necessário pedir ajuda a outro barco para carregar os peixes até a praia.

Quando realizamos qualquer trabalho de acordo com a orientação de Jesus, ele produz com muito mais abundância. Não adianta querer levar a vida ignorando Deus, ela não vai chegar a lugar algum. Pedro era um bom pescador, entendia como ninguém a arte da pesca, mas naquela noite o seu trabalho não produziu nada, enquanto Jesus não se envolveu nele.

Há quanto tempo você tem lutado para resolver situações problemáticas em sua vida fracassando dia a dia? Pedro não se afastou quando Jesus aproximou-se e pediu-lhe o barco, mas decidiu ouvir atentamente os seus ensinamentos. Experimente ouvir o que Deus tem a dizer e deixar que ele lhe mostre o caminho a seguir. Pedro fez isso e voltou para casa com a pescaria mais farta de sua vida e foi convidado para tomar parte na obra mais bonita da Terra: Levar outras pessoas ao conhececimento de Deus. Se ele tivesse voltado as costas para Jesus e se recolhido em sua frustração, não teria sido abençoado.

Deixe que Deus cuide de você, conte-lhe, sem medo, o que está machucando o seu coração. O que ele deseja fazer em sua vida superará todas as suas melhores expectativas.

10 comentários:

Anônimo disse...

Parece que você escreve seus textos pensando em minha situação. Sua homilia me fez bem e pensar que, talvez, eu precise deixar de ter medo de Deus ser como os que adotam a teologia "a" ou "b" e confiar (mesmo que não consiga demonstrar racionalmente) em Deus. Curioso que Jesus poderia mandar os peixes pularem para dentro do barco. Entretanto, como que incentivando Pedro a confiar em Deus, sim, mas também em seu ofício de pescador, manda que as redes sejam lançadas. Acho que como Jesus em relação a Pedro, eu preciso acreditar mais em mim.

Um grande abraço! E obrigado!

jesse lima disse...

Há dois dias atrás,Deus me acordou e falou-me,leia sobre a pesca milagrosa.
Procurei o texto na Bíblia e li,hoje resolvi ouvir algum comentário no google e me deparei com o seu que está uma benção.
Tenho lutado muito,com dificuldades financeiras e outras mais,mas acordei crendo na pesca milagrosa e sei que o Senhor já liberou a palavra"LANÇAI A REDE "

Então agora é só aguardar.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos Wesley disse...

Olá sou Marcos Wesley, gostaria de dizer que gostei muito do seu texto inspirado na bela história bíblica da pesca maravilhosa... seu texto me fez refletir que temos que entender que Deus está disposto a nos abençoar de tal modo que possamos viver de fé em fé e de milagre em milagre todos os dias... que Deus continue te usando para falar do amor dEle pela internet... um abraço, e a paz do Senhor!

Unknown disse...

Adorei o texto baseado nas escrituras sagradas. Ele nos faz lembrar das grandes maravilhas que o Senhor pode realizar em nossas vidas. Lembrando,porém, que a atitude é sempre nossa. Simão deixa Jesus entrar em seu barco, em seguida conduz o mesmo para águas mais profundas, apontando para uma maior intimidade com Deus(novas experiências), se desvencilhando da terra,se separando das coisas do mundo(cortando conexões com as coisas que nos prendem a esse mundo).

Gostaria de externar meus agradecimentos àquele que se colocou na posição e nos abençou com esse texto. Um grade abraço.

Restaurado rj disse...

Precisamos aprender em todo tempo aprender a viver na dependencia de Deus.
Precisamos ainda entender que somente em meio as situações adversas é que surgem as oportunidades Senhor se apresentar e nos proporcionar experiências verdadeiras com Ele.((recordo-me ainda de Jó que disse após a sua experiência com Deus . -antes te conhecia de ouvir falar ,hoje meus olhos Te vêem.
Que possmos ter a nossa experiencia com nosso mestre . Deus abençoe.
Restaurado rj .

Anônimo disse...

o bendito Deus te abençoe por essa tao poderosa revelaçao da pesca maravilhosa,revelando uma sabia decisao daqueles que independente da situaçao confiam na palavra de Jesus...

Pra Elaine Neves disse...

Lindo D+ o que acabei de ler. Minha apostola esta indo para Jerusalem dia 24/09, e em oração pela manhã pedi ao Espirito Santo que falasse comigo com relação a oferta que eu devo entregar para Jerusalém, já tenho a resposta 153 reais, vou plantar esta OFERTA porque sei que terei uma pescaria aobrenatural.

Aderbal Coelho da Silva disse...

É interessante tambem notar nesta reflexão bíblica que Jesus não pescou, apenas indicou aonde Pedro deveria lançar as redes, assim Ele faz conosco nos mostra como e onde devemos buscar suas bênçãos quando estamos em parceria com Ele.

Fabio ADMAD disse...

A paz do senhor jesus. meu querido louvo a Deus por esta mensagem onde aprendemos que jesus em todo o tempo estará conosco! jesus disse: estarei convosco todos os dias ate a consumação do século