sábado, setembro 12, 2009

CAMINHADA ENTRE OS FORTES DE NITERÓI

CAMINHADA ENTRE OS FORTES DE NITERÓI

Nas aulas de geografia eu aprendi que no clima tropical os invernos são secos e os verões chuvosos. Mas parece que este ano a natureza decidiu não seguir esta regra, pois nas últimas semanas tem chovido bastante.

Para quem trabalha com turismo no Rio de Janeiro, as condições meteorológicas produzem um impacto financeiro significativo, porque esta é uma cidade que tem a vocação para o sol e as suas atividades mais interessantes acontecem ao ar livre e quando chove, os turistas desaparecem.

No dia 16/08 fiquei sabendo que o exército promoveria uma caminhada entre os fortes de Niterói em comemoração ao dia do soldado. Este evento acontece uma vez por ano. Em outras ocasiões, é necessário pedir autorização.

Iniciei a semana com a expectativa de que o tempo iria colaborar, mas uma frente fria chegou trazendo vento e muita chuva. No sábado, 22/08, o céu estava nublado e fazia frio.

O dia do passeio chegou e o despertador tocou às cinco horas da manhã. Levantei e corri para a varanda para conferir o tempo. Para a minha alegria, o céu estava limpo! Era possível ver as últimas estrelas da madrugada.

Após me encontrar com a Paula, a Taiane, a Amanda e a Rose, fomos ao Forte Rio Branco onde começaria a caminhada. Apesar da quantidade de gente, tudo estava bastante organizado. Para os esquecidos, havia galões de água à disposição para encher as garrafas.

Iniciamos a subida para o forte São Luiz. Um caminho íngreme, mas pavimentado, numa área preservada de mata atlântica com vista para as praias de Jurujuba e São Francisco. De um lado e para as praias de Adão e Eva e Imbuí, do outro.

À medida que avançávamos a paisagem da Baía de Guanabara se mostrava mais exuberante exibindo a Praia de Icaraí, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e a Ponte Rio Niterói. Chegando a Forte São Luiz, havia música ao vivo, barracas com orientação sobre higiene oral, massoterapia e mais distribuição de água.

Seguimos em direção ao Forte do Pico, de onde se tem o que eu considero a visão perfeita do Rio de Janeiro: Pão de Açúcar, Corcovado, Morro Dois Irmãos, Pedra da Gávea, Picos do Papagaio e da Tijuca, tudo isto emoldurado por um céu azul e sem nuvens. A disputa pelos melhores pontos de fotografia era grande, mas disciplinada.

Partimos para a última etapa da nossa caminhada: A trilha em direção à Fortaleza de Santa Cruz. Bem sinalizada, é impossível se perder, ainda mais com os soldados posicionados ao longo do caminho orientando os participantes. Aproveitei para fazer mais fotos.

Quase três horas depois, chegamos à Fortaleza de Santa Cruz. A visita às suas dependências não estava incluída no programa, teríamos que pagar R$ 4,00 para vê-la.

Nem tanto pelo preço do ingresso, mas devido ao cansaço e à fome, decidimos deixar a Fortaleza para outra oportunidade e tomamos o ônibus que o exército colocou à nossa disposição para nos levar de volta até ao Forte Rio Branco, onde poderíamos Tomar a condução de volta para as nossas casas.

3 comentários:

Liege Lopes disse...

Ah... que vontade que dá! As fotos estão ótimas, queria ter ido!

Anônimo disse...

Che! esos paisajes estan bellisimos, dan ganas de viajar!!!

Anônimo disse...

Esse passeio realmente é incrível, vale a pena!

Para quem gosta de turismo

twitter.com/niteroiturismo