terça-feira, fevereiro 17, 2009

CRISTO PERDOA, ACEITA E AMA O PECADOR

Foto de: Marcos Vichi

CRISTO PERDOA, ACEITA E AMA O PECADOR

“Eu afirmo a você, então, que o grande amor que ela mostrou prova que os seus muitos pecados já foram perdoados. Mas onde pouco é perdoado, pouco amor é mostrado”.
Lucas 7:47


Jesus foi convidado por um fariseu para um jantar em sua casa. Durante o jantar aconteceu um fato inusitado que trouxe desconforto para esse homem tão religioso. Uma mulher co-nhecida na cidade como prostituta apareceu no meio do banquete, ajoelhou-se e começou a ungir os pés de Jesus com perfume. Ela estava muito emocionada, beijava os pés do Se-nhor, ungia-os e os secava com os cabelos. Pelas normas rígidas daquela sociedade, uma mulher como ela deveria ser expulsa daquele lugar, ela não era digna de dividir o mesmo ambiente com pessoas tão distintas.


Causou espanto geral o fato de Jesus aceitar a reverência daquela mulher. “Se este homem fosse, de fato, um profeta, saberia quem é esta mulher que está tocando nele e a vida de pecado que ela leva”, pensou o fariseu, duvidando do Senhor porque ele não estava cum-prindo o que mandava o ritual religioso.


Conhecendo os pensamentos das pessoas que assistiam àquela cena, Jesus começou a con-tar uma história sobre dois homens que estavam endividados: um deles devia quinhentas moedas de prata e o outro apenas cinqüenta, mas ambos estavam falidos e não tinham con-dições de saldar a dívida. Por isso, foram perdoados pelo seu credor.


Jesus fez a pergunta desafiadora: “Qual deles vai amar mais ao que o perdoou?” “Eu acho que é aquele que foi mais perdoado!” – respondeu o fariseu. Ao contar esta história, Jesus estava mostrando como a consciência de que somos pecadores necessitados de perdão nos leva a reconhecer que o amor de Deus é essencial para nossas vidas. Como resultado disso, quem foi mais perdoado expressa com mais força seu amor e devoção a Jesus.


O fariseu foi apenas cordial com Jesus, e o homem que devia apenas cinqüenta moedas de prata, se não fosse perdoado dividiria o seu débito em dez vezes sem juros e pouco a pouco resolveria o seu problema. Mas aquele que devia quinhentas moedas de prata e a prostituta estavam em maus lençóis; ele, porque estava com a sua sobrevivência seriamente compro-metida pelas dívidas e a mulher, porque sempre era rejeitada por todos que abusavam de seu corpo. Ambos necessitavam desesperadamente do perdão para restaurar a sua dignidade.


Aquela mulher queria mudar de vida, precisava sentir-se aceita e Jesus não a rejeitou. Ele não se importou com o seu passado porque via o futuro de um coração arrependido buscan-do uma nova vida longe do pecado que por tanto tempo o contaminou. Jesus aceitou aquela mulher porque foi exatamente para isso que ele veio, para resgatar das trevas aqueles que ansiavam pela luz divina.


Mesmo que todos o desprezem, Cristo o aceitará. Venha do jeito que você está e ele reno-vará a sua vida por completo. É Deus quem age em você levando-o a obedecer Sua vonta-de, tanto no pensamento como nas ações (Filipenses 2.13). Somente Jesus perdoa os peca-dos, dá a salvação pela fé e nos permite caminhar de cabeça erguida diante de todas as pes-soas.


Aquela mulher soube valorizar o gesto de amor que recebeu. Os seus muitos pecados foram perdoados e em troca ela dedicou muito amor, oferecendo o que possuía de melhor, a sua vida para servir e adorar o Salvador.

Nenhum comentário: