quinta-feira, fevereiro 26, 2009

O SUCESSO DE DAVI

Foto: Marcos Vichi

O SUCESSO DE DAVI

Davi ia-se engrandecendo cada vez mais, porque o Senhor Deus dos exércitos era com ele”. 2Samuel 5.10


Prosperidade e sucesso são palavras em moda. Todos querem ser bem sucedidos no que fazem e desejam descobrir a receita para o sucesso.


Davi, rei de Israel, destacou-se por vencer muitas batalhas contra inimigos algumas vezes mais poderosos do que ele. Seus adversários conheciam-no como um ótimo estrate-gista e um guerreiro muito astuto.


Davi sempre alcançava sucesso naquilo que fazia. Mesmo enfrentando a forte opo-sição dos seus inimigos e muitas batalhas, tanto para chegar quanto para manter-se no po-der, no final das contas tudo dava certo para ele. Será que é possível repetir o exemplo de Davi nestes dias tão difíceis nos quais estamos vivendo?


Analisando a Bíblia, podemos descobrir o segredo de Davi para superar os obstácu-los e alcançar o sucesso naquilo que ele fazia.


O texto nos diz que “Davi ia-se engrandecendo cada vez mais (...)”. Isso acontecia porque, em primeiro lugar, nos momentos decisivos, Davi consultava o Senhor. Davi era o rei, o comandante do exército e suas ordens deveriam ser seguidas à risca. Na seqüência do relato bíblico em 2Samuel 5:10-25, Davi encontrou-se diante da ameaça dos filisteus, ini-migos históricos de Israel e ele precisava decidir se iria começar a batalha ou não. Apesar de ser um homem de guerra, valente e experiente, antes de começar a batalha, ele perguntou a Deus: (...) – Devo lutar contra os filisteus? Tu me darás a vitória? – Vá! – disse o SENHOR. – Eu lhe darei a vitória” (v. 19 – Nova Tradução na Linguagem de Hoje).


O segundo fator decisivo para as vitórias do rei Davi era que, após consultar, ele o-bedecia o que Deus mandava. Se Deus dissesse: “– Não vá!” ele não iria à batalha. Davi entregava ao Senhor o seu direito de comandar. É essencial que tenhamos a disposição de ouvir e cumprir a orientação que Deus nos dá quando o buscamos, senão torna-se inútil o esforço de procurá-lo. Davi obedeceu a Deus e obteve a vitória.


Em terceiro lugar, o que fazia de Davi um rei vitorioso era que acima de tudo ele confiava em Deus. Sua fé de que Deus existia e abençoava aqueles que o procuravam ale-grava o coração do Senhor. Em conseqüência, Deus engrandecia suas conquistas. O reinado de Davi foi o mais marcante da história de Israel. Entre outras coisas, ele conquistou Jeru-salém, cidade que até hoje é importante no cenário mundial.


Ao entregar seus caminhos ao Senhor e confiar, Davi foi abençoado com a aprova-ção de Deus naquilo que ele executava.


Buscar a orientação de Deus, obedecer o que ele manda e confiar plenamente em seu poder são as três decisões mais importantes que você pode fazer em sua vida. Se você reconhece que tem vivido até hoje como dono de seu próprio nariz, tem errado em suas decisões e experimentado derrota após derrota, entregue agora o controle da sua vida àquele que, além de amá-lo muito, quer fazer de você alguém mais que vencedor. Davi aprendeu o segredo para alcançar o sucesso e o Senhor tratou de engrandecê-lo cada vez mais. Deus quer fazer isso com você também. Deixe de viver dando murro em ponta de faca! O segre-do do sucesso é buscar, obedecer e confiar em Deus.

Nenhum comentário: