sexta-feira, junho 19, 2009

ENCONTRO DO MOVIMENTO DIRETRIZ EVANGÉLICA - Um relato pessoal

ENCONTRO DO MOVIMENTO DIRETRIZ EVANGÉLICA
Um relato pessoal


Terça feira, 16 de junho, saí apressado do trabalho para assistir ao evento que comemorou os 60 anos do movimento "Diretriz Evangélica", homenageou seus líderes e agradeceu a Deus pelos 90 anos do pastor David Malta Nascimento, no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil.

Este foi um daqueles fatos simples do dia a dia, que adquirem uma importância espiritual significativa, quando nos dispomos a prestar atenção ao conteúdo de sua mensagem. Ali se contou a história de um grupo de pessoas que, em 1949, entendeu que era responsabilidade dos cristãos confrontarem os focos de injustiça e as estruturas corrompidas da sociedade com a mensagem do evangelho de Jesus Cristo.


Com este objetivo eles criaram "O Movimento Diretriz Evangélica (...) que teve diversas atuações sociais na perspectiva do evangelho integral, muito antes de Lausanne. Tinha um programa de rádio, publicação de jornal, revista, livro, coluna em O Jornal Batista, realização de congressos etc. Alguns de seus principais líderes foram: Lauro Bretones, Alberto Mazzoni de Andrade, Hélcio da Silva Lessa, Mário Barreto França, Luiz Antonio Curvacho e David Malta Nascimento" (1).

Momentos como estes são importantes para trazer à memória as "histórias deslembradas", conforme falou Alexandre Castro, para prestar a justa homenagem aos homens e mulheres de fé, que se envolveram com esta causa, e para incentivar aos que nasceram depois a se envolverem, para não deixar esta chama se apagar.


Eu sabia que o Pr. David Malta Nascimento é uma figura importante da denominação Batista, afinal de contas ele é o patrono da biblioteca do Seminário do Sul, que leva o seu nome. Sabia também que o ministério do Pr. Hélcio Lessa na I.B. Itacuruçá abençoou muitas pessoas, conhecia a irmã Daria Gláucia e o irmão Luiz Curvacho, mas não tinha a mínima idéia da importância destas pessoas no contexto da ação social cristã.

Fiquei muito feliz em saber que o envolvimento dos evangélicos com as agudas e crônicas questões sociais no Brasil é anterior à teologia da libertação, ao pacto de Lausanne e à missão integral. Nestes tempos superficiais de teologia da prosperidade, música gospel e apóstolos milagreiros, é alentador saber que a semente lançada pelos fundadores do "Diretriz Evangélica" continua frutificando, e que ainda hoje, não faltam "ao Deus altíssimo, profetas que digam como quer o Senhor de toda a terra que vivam o homens no mundo".(2) Que Deus nos ajude a sermos fiéis à esta preciosa herança.


Nota

1. http://www.ftl.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=106:encontro-do-nucleo-rio-e-renas-rio
2. LESSA, Hélcio da Silva - Ação Social Cristã (p.15)

Referência

LESSA, Hélcio da Silva - Ação Social Cristã - Diretriz Evangélica

Nenhum comentário: