quarta-feira, dezembro 24, 2008

VIVER É DECIDIR

VIVER É DECIDIR

"Que teu coração deposite toda a sua confiança no Senhor! Não te firmes em tua própria sabedoria! Sejam quais forem os teus caminhos, pensa nele, e ele aplainará tuas sendas". Provérbios 3.5-6
A vida é resultado das nossas escolhas. A decisão de hoje pode afetar o estilo de vida daqui a cinco ou dez anos, mas não há como testar previamente o resultado de cada opção para evitar desapontamentos. É necessário apostar no que consideramos melhor, e pagar o preço para saber se dará certo ou não.
Foto de Cristina Pacheco

Mesmo que aparentemente insignificante, uma escolha pode envolver pressões familiares, sociais e profissionais, que vão além do simples desejo de casar com alguém, ser um advogado ou tornar-e um artista. No processo de avaliar cada uma destas pressões, há o risco de se perder a autonomia e ceder para outros o direito da decisão. Desta forma, assumimos como nossa uma escolha pré- determinada, que não admite ser contestada.

O livro de provérbios é uma coletânea de ditados populares que exaltam o valor da sabedoria. De nada adianta ter dinheiro ou poder e não ser sábio. A orientação divina é o tesouro mais desejável. Confiar em Deus e não se apoiar no próprio entendimento não é assumir uma atitude passiva diante dos acontecimentos, pelo contrário, é olhar a vida por uma ótica libertadora, é avaliar com maturidade os prós e contras de uma decisão e receber os seus resultados, bons ou maus, com a cabeça erguida pela certeza de que foram as escolhas possíveis mas, acima de tudo, foram as nossas escolhas.

Lembrar de Deus é reconhecer a nossa humanidade, admitir que não há como dar conta de todas as exigências e que o seu amor sempre oferece uma oportunidade para recomeçar e a sua graça transforma até mesmo os erros em bênção.

Nenhum comentário: