domingo, dezembro 14, 2008

DIREITOS HUMANOS E MISSÃO DA IGREJA

PERFORMANCE CÊNICA APRESENTADA NO ENCONTRO SOBRE DIREITOS HUMANOS E MISSÃO DA IGREJA NO DIA 9/12/2008 - NO INSTITUTO CENTRAL DO POVO
(3 toques de caixa)

Leitor – Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito defraternidade. Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
(1 toque de caixa)

Todos – 14 de junho de 2008, Wellington Gonzaga Ferreira, 19 anos, David Wilson da Silva, 24 anos, e Marcos Paulo Campos, 17 anos, são detidos por militares no morro da Providência e entregues a traficantes do morro da Mineira. No dia seguinte, os três jovens apareceram mortos em um aterro sanitário.
(1 toque de caixa)

Leitor – Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei.

(1 toque de caixa)

Todos – João Bosco Burnier, assassinado em 1976 no Araguaia, defendendo duas mulheres que estavam sendo torturadas. Padre Josimo Tavares, assassinado em 1986, no Maranhão, na luta pelos trabalhadores rurais. Chico Mendes, assassinado em 22 de Dezembro de 1988.

(1 toque de caixa)

Leitor – Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado. Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.

(1 toque de caixa)

Todos – Paulo Stuart Whright, desaparecido na ditadura. Paulo Freire, perseguido pela Ditadura militar, educador da pedagogia do oprimido e pela liberdade.

(1 toque de caixa)

Leitor – A família é o núcleo natural e fundamental da sociedade e tem direito à proteção da sociedade e do Estado. A maternidade e a infância têm direito a cuidados e assistência especiais.
(1 toque de caixa)

Todos – 1993, chacina da Candelária: 8 crianças, em situação de rua, mortas por policiais militares.
(1 toque de caixa)

Leitor – Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião e a liberdade de manifestar essa religião ou crença. Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão. Todo ser humano tem direito à liberdade de reunião e associação pacífica.
(1 toque de caixa)

Todos – Missionária Dorothy Stang, contribui para transformar a realidade da questão agrária no Brasil, foi assassinada no dia 12 de Fevereiro de 2005, em Anapu, no Pará. Richard Shaull, pastor e militante ecumênico pela justiça.
Leitor – Todo ser humano tem igual direito de acesso ao serviço público do seu país. Todo ser humano tem direito ao trabalho, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego, que lhe assegure, assim como à sua família, uma existência compatível com a dignidade humana. Todo ser humano tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e a férias remuneradas periódicas.

(1 toque de caixa)

Todos – Dom Hélder Câmara, Dom Paulo Evaristo Arns e Rev. Jaime Wrigth, defensores da lula pela liberdade e pela justiça social. Waldo César, militante pela justiça, um dos líderes da Conferência do Nordeste: Cristo e o processo revolucionário brasileiro. Pastores Darci Dusilek, e David Malta Nascimento, líderes e defensores da justiça social e dignidade da vida.
(1 toque de caixa)

Leitor – Todo ser humano tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir das artes e de participar do progresso científico e de seus benefícios.

(1 toque de caixa)
Todos – 1993, chacina de Vigário Geral: 21 pessoas mortas pela polícia.

(1 toque de caixa)
Leitor – Todo ser humano tem deveres para com a comunidade, na qual o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível.

(1 toque de caixa)
Todos – 2005, chacina Queimados e Nova Iguaçu: 29 pessoas mortas por policiais militares.
(1 toque de caixa)

Todos – Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
(1 toque de caixa)
Leitor – Mateus Rodrigues, 8 anos. Morto na última quinta-feira, no Complexo da Maré.
(1 toque de caixa)

Nenhum comentário: