terça-feira, agosto 28, 2007

ESQUECIMENTO E LEMBRANÇA

ESQUECIMENTO E LEMBRANÇA

"Água fresca em garganta sedenta é a boa notícia de uma terra distante." Provérbios 25.25


Eu sempre tive a impressão de que as pessoas não se lembrariam de mim. Talvez por isso, tenha desenvolvido o hábito de escrever cartas e e-mails. Cada resposta recebida era um sinal de lembrança. Quando esta demorava muito ou não chegava, só confirmava as minhas suspeitas: Eu fui esquecido.

Eu gastava tanto tempo preocupado com os "sumidos" que deixava de dar a devida atenção àqueles que estavam ao meu lado, procurando-me e tentando se fazerem presentes nas alegrias e tristezas da vida. Para estes, eu acabava sumindo.

Decidi importar-me com os que estão por perto. Sempre que os compromissos permitem, tento visitar alguns amigos que não vejo há algum tempo, simplesmente para tomar um café, contar as novidades e bater papo. Como esses momentos são agradáveis! Eles reafirmam o que eu preciso saber: Não, eu não fui esquecido.

Lamento pelos que estão distantes. Alguns, em determinados momentos, foram fundamentais para a minha existência. Porém, como diz a música do Milton Nascimento:


Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega prá ficar
Tem gente que vai
Prá nunca mais...
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai, querer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim chegar e partir...
São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem
Da partida...

Creio que os relacionamentos que permanecem, ao longo da vida, são aqueles que valem a pena. A amizade verdadeira não se dilui com a distância geográfica, porque é uma união espiritual. "Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão." Provérbios 17.17

8 comentários:

Ruben Marcelino disse...

De fato, os relacionamentos que valem a pena são aqueles nos quais podemos ser nós mesmos porque os amigos nos amam e nos aceitam. Para que ficar se lamentando por quem não se importa com a gente?

Anônimo disse...

Tem amizades e relacionamentos que não duram para sempre, mas enquanto duram muito nos acrescntam e muito acrescentamos aos outros. Acho que só isso já vale a pena, por mais que cada um em um determinado momento siga um caminho diferente.
Abs,
Pedro.

acesse http://justicaintegral.blogspot.com

Unknown disse...

Comparto plenamente lo que decis! Y sin lugar a dudas, el amor se muestra en lo concreto y en lo practico. Eso incluye mantener la comunicacion, interesarse por el otro y hacer mi parte para que la amistad crezca a traves del tiempo y de las crisis.

Anônimo disse...

Sem dúvida, muitos relacionamentos que permanecem nas nossas vidas, valem a pena sim. Mas se a amizade for verdadeira, mesmo que as pessoas não se mantenham presentes como gostaríamos, não significa que se tornaram menos importantes para nós. Em algum momento elas fizeram e ainda fazem parte da nossa história...às vezes a própria correria do dia-a-dia nos afasta dos nossos amigos, mas isso é uma questão de espaço...a amizade permanece, talvez em diferentes graus de intensidade, mas permanece...

Anônimo disse...

CONCORDO COM A ILVA!!
ÁS VEZES NOS AFASTAMOS DAS PESSOAS POR VÁRIOS MOTIVOS, MAS SE O SENTIMENTO DE AMIZADE FOR VERDADEIRO , INDEPENDENTE DA DISTANCIA ELE IRÁ PERMANECER SEMPRE.

Abreu disse...

um texto carregado de emoção.
belo provérbio escolhido.

abs Pedro
http://ruaazul.blogspot.com/

Anônimo disse...

Não tenho uma perspectiva fechada quanto ao que pode nos levar a nos afastarmos de um amigo. No entanto, compreendo que há amigos que ficam pouco e fazem uma grande diferença e outros que aí estão e permanecem construindo conosco mais sobre a vida, o amor, a amizade... Acho que o nosso tempo não facilita o cultivo das grandes amizades, pois pra isso precisamos de tempo e de intimidade, e esta última pra mim só pode ser devidamente cultivada a partir do contato físico! Acho que o seu artigo merece uma parte II, quem sabe III,...
Abç forte,
Christine

Unknown disse...

A AMIZADE,e qualquer tipo de relacionamento genuíno,duram 'a distancia SIM! o problema,é que algumas vezes nos preocupamos tanto com os sumidos, longínquos que esquecemos de quem está ao nosso lado (perto) muitas vezes sedento de nossa atenção e com muito a nos oferecer
Não nos esqueçamos daquele que nos faz bem...esteja no Norte,Sul em outra cidade,estado,país...A vida é um ciclo,amanhã os nossos queridos estarão aqui
"QUALQUER MANEIRA DE AMOR VALE A PENA"