domingo, agosto 12, 2007

JUSTIÇA, FÉ E RELACIONAMENTO COM DEUS - . A Perspectiva de Israel

1. A Perspectiva de Israel

O que diremos então? Os pagãos que não procuravam a justiça, alcançaram a justiça, mas a justiça que vem da fé. Ao passo que Israel procurava uma lei que lhe trouxesse a justiça, mas não conseguiu esta lei. Por quê? Porque não a procurou através da fé, mas através das obras. Esbarraram na pedra de tropeço. Conforme diz a Escritura: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, uma rocha de escândalo; mas quem acreditar nela não será confundido. Romanos 9.30 – 33
  • Os pagãos que não procuravam a justiça, a encontraram – Quando se fala em relacionamento com Deus é comum ouvir queixas sobre a dificudade de desenvolver intimidade com um ser ao qual não podemos ver, tocar ou ouvir. A grande ênfase da Bíblia é mostrar Deus como um Pai ansioso por dar-se a conhecer para os seus filhos que insistem em viver longe dele. A grande ironia desta situação é que apesar de revelar-se pelas escrituras, pelos profetas e por tantas intervenções milagrosas na história, quem melhor compreendeu os esforços divinos foram os pagãos, povos considerados imundos e indignos até de se aproximarem de um judeu.

  • Israel procurava uma lei que lhe trouxesse a justiça, mas não conseguiu esta lei – O grande erro de Israel foi utilizar-se da lei numa tentativa de obter para si a exclusividade da revelação divina. A lei tem grande utilidade na ordenação da vida pública, porque estabalece direitos e deveres que precisam ser cumpridos e define os padrões de certo e errado apontando a penalidade que deve ser cumprida por todos que a desrespeitarem. Mas ela não promove a reconciliação que é resultado do amor daquele que foi ofendido para com o ofensor que busca a restauração do relacionamento rompido.

Nenhum comentário: