terça-feira, agosto 29, 2006

PARA QUÊ SERVE A TEOLOGIA?

PARA QUÊ SERVE A TEOLOGIA?

Algumas profissões fazem sucesso tais como: medicina, engenharia ou direito. Quando um filho anuncia que seguirá uma destas carreiras, a família faz festa. Mas se ele decide estudar teologia, corre o risco de ouvir a seguinte frase: “Se é isto mesmo que você quer...” dita por uma mãe resignada, que, num rasgo de esperança completa: Ah, mas depois você fará algo que lhe dê algum futuro, não é?”

Esta sociedade é imediatista, celebra o ativismo e cultua o prazer. Ela é apaixonada pelo instantâneo. Se um computador leva mais de dez segundos para abrir um programa, é lento demais. Leitura? “Não, obrigado, sou muito ocupado para perder tempo com isso”, dizem alguns. Estar ocupado é sinal de status, de eficiência. Não pega bem Ter espaço vago na agenda, mas se o tempo livre é inevitável, inventa-se algum compromisso inadiável.

“A superficialidade é a maldição do nosso tempo”1 Ela assume a forma de sabedoria saturando o tempo com atividades inúteis e relacionamentos vazios. Um tempo para a reflexão é desagradável, pois trará à tona questionamentos aos quais se prefere esquecer.

A cultura do descartável é o ícone da superficialidade. Não se conserta mais quase nada, pois é mais barato comprar um aparelho novo e moderno. Este conceito integrou-se, também às relações humanas. Porquê sacrificar-se para tentar salvar um casamento, se o divórcio é tão pratico? Um novo parceiro trará novas perspectivas e o esquecimento dos problemas anteriores.
Esta busca de um relacionamento isento de problemas sacrifica a profundidade de uma história de vida construída pelo exercício do amor que perdoa, aceita a pessoa como ela é, e busca ajustar-se para proporcionar a felicidade do outro, pura e simplesmente porque esta será a minha felicidade também.

Neste ambiente agitado, a teologia analisa os caminhos da sociedade e fornece elementos para identificar os seus desvios. O teólogo deve seguir o exemplo dos profetas, que denunciavam a injustiça, convidavam os indivíduos para refletir sobre as suas atitudes e avaliar o resultado de suas decisões. “Procurem ao Senhor enquanto ele se deixa encontrar, chamem por ele enquanto está perto. Que o ímpio deixe o seu caminho e o homem maldoso mude os seus projetos. Cada um volte para o Senhor e ele terá compaixão; volte para o nosso Deus, pois ele perdoa com generosidade.” Isaías 55.6-7.

O homem tem sede de conhecer a Deus, anseia desenvolver relacionamentos profundos, quer encontrar o amor capaz de fazê-lo a ir além de si mesmo e descobrir-se como pessoa na pessoa amada. A teologia tenta traduzir para a linguagem humana os mistérios Divinos. Ao buscar a Deus numa oração e falar com alguém sobre o seu cuidado, se faz teologia, a teologia viva que é fruto da fé que amadurece pelas experiências e traz sentido à vida.

Para quê serve a Teologia? Para lembrar às pessoas de que a vida é mais do que aquilo que se pode ver ou tocar, de que tudo é permitido, mas nem tudo convém2, de que é preciso ter sabedoria para fazer as melhores escolhas e de que esta sabedoria vem de Deus que a concederá generosamente a quem o pedir.3

NOTAS

1 SOUZA, Ricardo Barbosa de. O Caminho do Coração, p. 97.
2 I Coríntios 6.12
3 Tiago 1.5


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SOUZA, Ricardo Barbosa de. O Caminho do Coração – Ensaios sobre a Trindade e a Espiritualidade Cristã. – Encontro Publicações - Curitiba – 2002

BÍBLIA SAGRADA – Edição Pastoral – Tradução Ivo Storniolo, Euclides Martins Balancin – Paulus – SP – 1991

9 comentários:

Anônimo disse...

Me gusto tu reflexion!
Tal vez, haya prejuicios acerca de las funciones que puede cumplir un teologo y seguramente eso hace que la respuesta no sea la mas alentadora, pero vos, junto con otros teologos tienen en sus manos la oportunidad de dar a conocer el sentido de la teologia de una manera practica para cada vida.
Dios continue bendiciendote :-)
Nora

Jakler Nichele disse...

É interessante notar que, por mais teórica que a Teologia pareça, ela é fundamentalmente prática.
As Escrituras que são a nossa maior fonte teórica de teologia são extremamente práticas. Por exemplo, temos os profetas do Antigo Testamento que fizeram teologia prática a partir da vivência como o povo de Deus, refletiram com sabedoria e discernimento para encontrar a vontade e o julgamento divinos sobre a realidade, e os anunciaram
Neste sentido, a Teologia serve quando é prática, quando é vivenciável.
A meu ver vc conseguiu bem mostrar em que áreas a Teologia pode ser prática e, portanto, hábil em cumprir sua missão de anunciar/desvendar o Deus verdadeiro.

Gde abraço e até +!

Anônimo disse...

Gostei do texto, mas você esqueceu de incluir o Serviço Social no rol de profissões desprivilegiadas pela sociedade. eheheh – brincadeiras à parte.

Legal você redigir um texto que trata da importância da Teologia para o equilíbrio da vida do ser humano. Realmente as pessoas nunca foram tão imediatistas, superficiais e ao mesmo tempo tão carentes, e o texto expôs isto de forma bem madura e contextualizada com os dias atuais.

Bjs, Eu - Ilva

Anônimo disse...

Fala Romão, até agora só tive tempo de ler esse post daki. Mas em breve qdo eu estiver menos ocupado, vou frequentar o teu blog e divulgá-lo pelos outros blogs de teologia que estão por aí.
Um grande abraço.

Anônimo disse...

Romão você está impossivel, li um não resisti acabei lendo outro e outro...por ai vai, simplesmente gostei. bjus renata

Unknown disse...

gostei do comentário sobre a teologia tirou minhas dúvidas,porque muitos que se,julgam espiritual não gasta da mesma dizem afastar o Homen do lado espiritual,e que reina o carnal,muito obrigado. nilson.

Anônimo disse...

Antonia Nascimento,sou estudante de Teologia:Amei o texto, pois estudar teologia, tem me colocado firmimente na presença do Senhor, tenho refletido e passei a ter como conselheiro o nosso Deus e como companheira fiel a Bíblia.

rudson disse...

Artigo bem escrito, para quem busca críticas sobre a conduta humana, porém como objetivo de explicar qual a finalidade da teologia, um artigo horrível, não encontrei nenhum argumento, senão o apelo emocional.
Minhas críticas são negativas, espero não ofender, mas eu esperava mais do título, não um monte de declaração de egoismo, consumismo e materialismo, eu esperava ler algo que realmente defendesse a teologia, ainda me pergunto: No que a teologia contribuiu para o vasto campo da ciência moderna. Se somente o seu clamor pode sustentar a Teologia como ciência, então você ainda não saiu da estaca zero.
Pergunto aonde está a contribuição da teologia Budista, Muçulmana?
Teologia não passa de ilusão opcional para mentes que acreditam poder responder negativas, essas negativas continuam dependendo da mesma coisa, fé, diferente de qualquer ciência a teologia não é sustentada por experimentos e evidências. Teólogos devem ser comparados a arqueólogos, um escava para achar objetos e entender os como("como foi"), o outro se enterra em um monte de falta de explicação de "como" em um monte de "por que"(por que existo), nunca respondendo de maneira satisfatória, tratando como respondido aquelas perguntas, se Deus é bom por que permite o mal, mas respostas como essas não podem ser respondidas porque perguntas como essas são negativas por dependerem de algo que não está em lugar nenhum ou está bem escondido.

Anônimo disse...

Se vc pensar melhor a fé é como a ciência, vc faz experiências e tbm tem evidências.. Acontece que a fé acontece dentro de vc e a ciência fora.. A fé é apartir de Jesus que está dentro de cada um.. A ciência não é feita por todos assim tbm como acontece na fé.. Se a fé nao fosse verdadeira não sobriviveria ao longo dos anos, isso pq existe um Deus vivo que a renova a todo o momento.. A fé e Deus sendo pertetuado por todas essas gerações.. E o papel da teologia é explicar que as relações humanas deve acontecer pelo controle de nossas emoções.. Viemos aqui para aprender a lidar com nós mesmo e assim sabermos lidar com o nosso próximo.. Pois a evolução dos nossos pensamentos e ações é o nosso grande desafio, pois Deus havia dado o paraíso para Adão e Eva, e eles optaram pelo pecado ao comer o fruto da arvore proibida.. O que nos faz pensar, será que nós quremos mesmo o bem se escolhemos o mal? Deus quer que aprendamos a viver para que não sejamos dependentes, Ele quer seres livres e felizes pq nos ama.