quinta-feira, maio 19, 2011

DEIXE DEUS CUIDAR DE VOCÊ

DEIXE DEUS CUIDAR DE VOCÊ

Pelo contrário, em primeiro lugar busquem o Reino de Deus e a sua justiça, e Deus dará a vocês, em acréscimo, todas essas coisas. Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações. Basta a cada dia a própria dificuldade. Mateus 6.33-34

No sermão do monte Jesus nos aconselhou a não viver ansiosos pelo dia de amanhã. Mas, como não ficar preocupado diante de tantas incertezas? O mundo experimenta ameaças de catástrofes naturais, as crises econômicas fazem o dinheiro encurtar e podem até levar o nosso emprego. A violência não escolhe vítima nem lugar para atacar. O pedido de Jesus, para que vivamos tranquilos, parece não fazer sentido.

Em sua argumentação, Cristo apresenta o cuidado divino com a natureza como prova de que podemos confiar nele. Cada coisa foi criada em seu lugar adequado, os animais vivem no campo e de lá tiram o que é necessário para o seu sustento. Quem dá tudo isto a eles? Deus.

A destruição da natureza e as dificuldades com as questões sociais trazem cada vez mais preocupação, especialmente para os mais pobres, que têm poucos recursos para defender-se na hora em que as tragédias acontecem.

O pecado afastou o homem de Deus e isto produz a angústia, que toma conta do cotidiano das pessoas. Toda esta ansiedade prejudica a saúde e, pior ainda, não ajuda em nada a resolver os problemas. “Quem de vocês pode crescer um só centímetro, à custa de se preocupar com isso?” (V.27).

A ficar longe de Deus, o ser humano perde o privilégio de experimentar o seu cuidado e amor, que supre as necessidades e traz paz ao coração, mesmo quando a dificuldade parece insuperável. Quem tenta resolver sozinho todos os seus problemas, logo percebe que não tem estrutura para isso e desmonta.

Buscar em primeiro lugar o reino de Deus é dar prioridade a ele em todas as áreas de sua vida. Isto não significa passar todas as horas do dia dentro de uma igreja, mas quer dizer que a sua atitude diante de cada evento de sua vida, será buscar entender e cumprir a vontade de Deus.

Não precisamos nos angustiar pelas necessidades, pois Deus já as conhece. Ele sabe de tudo o que precisamos e está pronto a nos presentear com o melhor.Olhem os pássaros do céu: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, o Pai que está no céu os alimenta. Será que vocês não valem mais do que os pássaros?” (V.26).

Faça a escolha inteligente, não perca tempo se angustiando por aquilo que irá acontecer amanhã, deixe isto nas mãos de Deus e preocupe-se em buscá-lo através da oração, contando-lhe tudo o que está em seu coração.

Ao ler a bíblia, peça que o Espírito Santo lhe ensine e revele toda a profundidade e extensão do amor e do cuidado que Deus tem com você. Construa um relacionamento firme com Deus hoje, e o seu futuro refletirá os resultados desta escolha.

Deixe que o amanhã cuide de si mesmo, permita que Deus tome conta de você hoje. Quando o reino de Deus e a sua justiça forem a prioridade em sua vida, toda angústia será substituída por esperança e a alegria passará a ser parte integrante de sua existência.

5 comentários:

Turquinha disse...

Muito bacana, Marcos!

Turquinha disse...

Muito bacana Marcos!

Luiza Pinheiro disse...

De fato "basta a cada dia o seu mal", vivemos um dia de cada vez com as "misericórdias do Senhor que se renovam a cada manhã".

Juliana Paco disse...

Olá Marcos... achei seu blog por acaso e li este post. É incrível como Deus responde quando estamos angustiados, mesmo antes de dizermos uma só palavra a Ele. Estava aqui preocupada com meu futuro. As provas estão chegando e estava ansiosa por não ter muito tempo assim pra estudar, mas Deus sempre nos surpreende e aquieta nosso coração e diz pra buscarmos a Ele em primeiro lugar que as demais coisas Ele nos dará e nos ajudará...

Que Deus te abençoe...

Marcos Vichi disse...

Olá Juliana! Muito obrigado pelo seu comentário. Fico feliz em saber que esta mensagem lhe abençoou. Lhe desejo ótimas notas. Um grande abraço.