terça-feira, maio 17, 2011

JESUS ACALMA A TEMPESTADE

JESUS ACALMA A TEMPESTADE

Nesse dia, quando chegou a tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para o outro lado do mar.” Então os discípulos deixaram a multidão e o levaram na barca, onde Jesus já se encontrava. E outras barcas estavam com ele. Começou a soprar um vento muito forte, e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já estava se enchendo de água. Jesus estava na parte de trás da barca, dormindo com a cabeça num travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, não te importa que nós morramos?” Então Jesus se levantou e ameaçou o vento e disse ao mar: “Cale-se! Acalme-se!” O vento parou e tudo ficou calmo. Depois Jesus perguntou aos discípulos: “Por que vocês são tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?” Os discípulos ficaram muito cheios de medo e diziam uns aos outros: “Quem é esse homem, a quem até o vento e o mar obedecem?” Marcos 4.35-41.


Jesus e os seus discípulos estavam em uma de suas muitas jornadas pela terra de Israel, quando necessitaram atravessar o Mar da Galiléia. No meio desta travessia, uma tempestade repentina, própria daquela região, onde o movimento das correntes de ar faz com que o vento desça com violência em seus estreitos vales, desabou sobre aqueles barcos.

Esta tempestade levou os discípulos ao desespero, pois o vento forte levantava ondas enormes, fazendo com que a pequena embarcação se mostrasse cada vez mais frágil. Se ela arrebentasse, o que seria daqueles homens? Eles certamente morreriam, pois não poderiam resistir naquele mar turbulento, sem nada em que se apoiar.

Algumas pessoas experientes que passaram por tempestades no mar, falam da sensação de total insegurança e fragilidade diante das águas revoltas. Nada do que os discípulos, experientes pescadores, sabiam poderia evitar o desastre se uma grande onda os atingisse.

Jesus estava no barco e dormia. Ele estava cansado, pois já havia passado horas ensinando à multidão e aos discípulos. Seu sono era tão profundo, que ele não despertou nem com o balanço do barco ou com a água da chuva e das ondas, que encharcava a todos ali.

Os discípulos, completamente amedrontados, ficaram ressentidos ao ver a tranquilidade do sono de Jesus e ao despertar-lhe questionaram: “Mestre, não te importa que nós morramos?” Ao levantar-se, imediatamente ele repreendeu a tempestade e o mar se acalmou.

Jesus aproveitou a ocasião para chamar a atenção dos seus discípulos que, apesar de tanto tempo de convivência e depois de testemunhar diversos milagres, ainda não confiavam em seu poder para livrá-los da morte.

Quantas vezes não somos parecidos com aqueles homens, que enxergam detalhadamente o problema, e se esquecem de confiar em Deus, que tem o poder para trazer a solução completa? Tentamos resolver as coisas do nosso jeito até o último minuto e, quando não temos mais saída, recorremos a Deus.

Se desde o princípio da tempestade eles tivessem recorrido a Jesus, eles não teriam passado por todo aquele perigo. Não continue sofrendo desnecessariamente, busque a Deus, coloque a sua vida e os seus problemas nas mãos dele.


Nenhum comentário: