terça-feira, julho 21, 2009

QUANDO O POUCO COM DEUS É TUDO

QUANDO O POUCO COM DEUS É TUDO

"Chegada a tarde, os seus discípulos aproximaram-se dele dizendo: O lugar é deserto, e a hora já é avançada. Despede a multidão, para que vão pelas aldeias e comprem comida para si. Jesus porém lhes disse: Não é preciso que se retirem. Dai-lhes vós de comer. Então eles lhe disseram: Não tems aqui senão cinco pães e dois peixes. Disse-lhes ele: Trazei-mos". Mateus 14.15-18


O ditado popular afirma: o pouco com Deus é muito, e o muito sem Deus é nada. Esta frase é repetida sem que se preste a devida atenção na grande verdade espiritual que ela contém. Por duas vezes os discípulos de Jesus foram confrontados com estes princípios sem perceber com é importante colocar tudo, mesmo sendo pouco ou quase nada nas mãos do Deus provedor que nunca nos abandona.

A maiora da população do Brasil não em vida fácil. São chefes de família que trabalham até esgotarem as suas forças, para no fim do mês não conseguirem dinheiro suficiente para atender a todas as necessidades do seu lar.

Neste momento, muitos repetem a mesma pergunta que os discípulos fizeram ao seu mestre, quando ele os mandou alimentar a multidão faminta com apenas cinco pães e dois peixes. "De onde poderá alguém satisfazê-los de pão neste deserto?" Marcos 8.4. Jesus provou que é possível fazer muito, mesmo dispondo de poucos recursos e ele quer nos ensinar a viver de acordo com este princípio espiritual.

As possibilidades humanas são limitadas. Os discípulos estavam preocupados porque tinham pouca comida e menos dinheiro ainda para comprar mais suprimento. Para complicar a situação, eles estavam no meio do deserto, já era tarde e não seria possível encontrar nenhum estabelecimento aberto na cidade para adquirir algo. Humanamente falando, a solução mais sensata seria despedir o povo para que cada um desse o seu jeito e providenciasse o alimento para si. Mas, na lógica de Jesus as coisas são diferentes, ele tem recursos ilimitados e pode trazer a solução adequada para as nossas necessidades.

Ao ser confrontado com o problema da falta de recursos, Jesus desafiou os seus discípulos a encontrarem a solução adequada: "Dai-lhes vós de comer", mas esbarrou na falta de fé daqueles homens. Em todo o tempo Jesus sabia o que fazer, apesar de confrontantá-los com as suas limitações: "Quantos pães tendes? O motivo desta pergunta é que Deus só começa a fazer algo em nossas vidas a partir daquilo que está em nossas mãos.

Jesus multiplicou os pães, os peixes e alimentou a todos mostrando que quando o nosso pouco é abençoado por Deus, transforma-se em muito. Todos comeram até saciar a sua fome, separaram porções para levar para casa e ainda sobrou muita coisa. Antes de abençoar e multiplicar os alimentos, ele organizou as pessoas e quando cada um estava em seu lugar o milagre se realizou.

Deus transforma o caos de vida e ordem, ensina a superar as limitações humanas e a contemplar o projeto infinito que ele traçou para os seus filhos amados, que nos foi revelado por Jesus, que se tornou homem, para nos ensinar o caminho para chegar a Deus.

Nenhum comentário: