quinta-feira, abril 26, 2007

TEMPO: O PRESENTE DA VIDA

TEMPO: O PRESENTE DA VIDA


Debaixo do Céu há momento para tudo, e tempo certo para cada coisa: tempo para nascer e tempo para morrer. Tempo para plantar e tempo para arrancar a planta. Tempo para matar e tempo para curar. Tempo para destruir e tempo para construir. Tempo para chorar e tempo para rir. Tempo para gemer e tempo para bailar. Tempo para atirar pedras e tempo para recolher pedras. Tempo para abraçar e tempo para se separar. Tempo para procurar e tempo para perder. Tempo para guardar e tempo para jogar fora. Tempo para rasgar e tempo para costurar. Tempo para calar e tempo para falar. Tempo para amar e tempo para odiar. Tempo para a guerra e tempo para a paz. Eclesisates 3.1-8


O TEMPO PRESENTE: LUGAR DE RELACIONAMENTO COM DEUS


Debaixo do Céu há momento para tudo, e tempo certo para cada coisa: Este é um dos pontos mais importantes do livro do Eclesiastes, pois nele, o Coélet realça a importância do tempo presente, mostrando-o como um lugar teológico por excelência, onde o homem pode encontrar-se com Deus. O passado já se foi, o futuro é uma probabilidade. O mais importante é o presente concreto onde de fato Deus se encontra e onde o homem poderá com ele se relacionar.
Ao introduzir a variável do tempo, o Coélet fala do ritmo da vida humana que deve adaptar-se à característica de cada tempo, mantendo o equilíbrio no movimento (como quem anda de bicicleta) e não de ficar sonhando com uma estabilidade imutável que simplesmente não existe.

Do versículo 2 ao 8, o autor apresenta uma série de 14 antíteses que pretendem representar todas as possibilidades que podem ocorrer durante a vida, transmitindo a idéia de que a existência humana se faz dentro de polaridades opostas que cobrem toda sua duração, desde o nascimento, (v. 2a) até a paz (v.8b).

Nesta alternância de situações boas e ruins, posso descobrir o relacionamento com Deus como algo possível já, independentemente do estado emocional em que eu me encontre. Isto me permite encarar os fatos da vida sob uma nova perspectiva: Minha vida é um projeto em construção. Em Deus eu sou maior do que meus erros e acertos, e sempre terei uma nova oportunidade para retornar à casa do Pai porque “O amor do Senhor não acaba jamais e a sua compaixão não tem fim. Pelo contrário, renovam-se a cada manhã.” Lm 3.22-23.

O PRESENTE E SUAS POSSIBILIDADES

Um encontro:
Que de alguma forma transformará minha vida.
Oferecerá orientação no tempo da dúvida.
Proporcionará a solução de um problema.

Uma amizade:
Para encorajar nos momentos difíceis.
Para celebrar na alegria.
Que me aceita do jeito que eu sou.

Um emprego
Trará a provisão para as necessidades.
Permitirá a construção de uma carreira.
Produzirá a realização pessoal.

Estas e incontáveis possibilidades estão ao seu alcance, neste exato momento. Para aproveitá-las basta estar aberto a relacionar-se com as pessoas, disposto a viver o momento, e sensível à voz de Deus que se manifesta das mais variadas formas ao seu redor.

O PRESENTE E A ETERNIDADE

Se pudéssemos escolher, todos iríamos preferir os momentos agradáveis aos ruins. Mas isto não é possível. A vida não permite a acomodação e a sabedoria consiste em assimilar a tensão que leva ao equilíbrio entre os opostos. A sabedoria do povo alcança este entendimento quando diz: “Não há bem que sempre dure nem mal que nunca se acabe”, e a fórmula contrária é igualmente válida: “Não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe.” G.K. Gibran diz isto de forma mais profunda quando se refere à alegria e à tristeza: elas “vêm sempre juntas; e quando uma está sentada à sua mesa, lembre-se de que a outra dorme em sua cama.” Por isso, a maior sabedoria está na tensão que nos leva ao equilíbrio da serenidade, sem que nos deixemos arrastar pelos extremos da alegria e da tristeza.

“O que existe, já havia existido; e o que existirá, também já existiu. Deus busca aquilo que foge.” v.15 Este versículo traz o ápice de toda a consideração sobre a temporalidade e eternidade em que está mergulhada a vida humana. Às vezes queremos nos refugiar no passado, mas não adianta: “o que existe já havia existido”. Outras vezes imaginamos que é no futuro que seremos felizes. Também não adianta. Sentimo-nos então constrangidos à única dimensão que nos resta: o presente. Isso, de início, nos parece pouco e limitado demais. Contudo, se olharmos bem a dimensão do presente, veremos que é nele que se realiza ou pode se realizar aquilo que mais buscamos, seja qual for o momento e o tempo (3.1-8) que nele estiver acontecendo. Porque no presente se manifesta o principal da vida humana: o encontro com a eternidade, a comunhão com Deus, porque “Deus busca aquilo que passa”. Nessas poucas palavras está o que de mais profundo se diz no livro do Eclesiastes.“Aquilo que passa” (literalmente, “aquilo que é perseguido” ou “aquilo que foge”) é o próprio presente, a dimensão fugitiva da vida, a dimensão extremamente efêmera. Todavia, é neste efêmero e fugitivo momento que Deus está presente, e em movimento: a eternidade toda está junto de nós, incidindo nesse ponto zero em que tempo e espaço se cruzam. Deus esteve no passado e também estará no futuro, mas, concretamente, aqui e agora ele se encontra neste momento, passando por este presente fugitivo. Se deixarmos de lado este presente, arriscaremos a nos perder na saudade ou na mera expectativa, deixando escapar pelo vão dos dedos o lugar e o tempo teológico por excelência, o presente no qual Deus se encontra.

CONCLUSÃO

“Viver o presente” pode soar para nós como algo extremamente óbvio. Contudo, não é exatamente no óbvio que está o maior mistério? A sabedoria consiste justamente em atentar para a extrema simplicidade do óbvio, procurando entendê-lo e compreendê-lo. Em geral, porém, imaginamos que a verdade é extremamente complexa e buscamos o complexo, perdendo-nos no meio de grandes complicações.


NOTA:

Este texto é uma síntese das páginas 54 a 60 do livro citado na referência bibliográfica, com alguns comentários pessoais do organizador.

RERERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

STORNIOLO, Ivo. Trabalho e Felicidade – O Livro do Eclesiastes – Paulus – SP – 2002.

Nenhum comentário: