sexta-feira, abril 13, 2007

ENXERGANDO PESSOAS COMO ÁRVORES

ENXERGANDO PESSOAS COMO ÁRVORES

"Ele pegou o cego pela mão e o levou para fora do povoado. Então cuspiu, passou a saliva nos olhos do homem, pôs a mão sobre ele e perguntou: – Você está vendo alguma coisa? O homem olhou e disse: – Vejo pessoas; elas parecem árvores, mas estão andando".
Marcos 8: 23-24

O ministério de Jesus era caracterizado por milagres. Diante de sua presença endemoninhados foram libertos, mortos ressuscitaram, mudos começaram a falar e cegos passaram a enxergar.

O relato desse milagre apresenta uma característica que o destaca de todos os outros: ele aconteceu em duas etapas. Num primeiro momento, o homem começara a enxergar pessoas como árvores andando. Ele já não poderia dizer que era cego, pois via vultos apesar de não conseguir definir detalhes de feições ou formas. Para quem já tinha sido completamente cego, qualquer progresso representaria uma tremenda vitória. Recuperar ao menos um pouco da visão já faria uma diferença incrível na qualidade de vida daquele homem.

Para Jesus, o autor da cura, a história não havia terminado. Logo após a primeira imposição de mãos, ele perguntou ao homem: "Você está vendo alguma coisa?" e o homem descreveu a situação de sua visão. Será que houve falha no controle de qualidade desse milagre? Será que Jesus usou uma dose mais fraca do seu poder que não foi suficiente para curar o cego de uma vez? Diferentemente de outros milagres que ocorreram logo de primeira, nessa situação Jesus quis chamar a atenção para um fato bastante comum: algumas pessoas, ao ter um contato inicial com ele, recebem os primeiros benefícios, acostumam-se com o pequeno progresso e desistem de buscar a bênção completa. Acham que está tudo bem e não se preocupam em desenvolver um relacionamento com Deus, nem em conhecer melhor a Bíblia.

Jesus não se contenta com nada menos do que a perfeição. Aquele cego buscava a cura também e não queria a obra pela metade. Ele já ouvira relatos de outros milagres de Jesus onde as pessoas foram curadas completamente e não queria sair de lá enxergando vultos. O homem permaneceu firme enquanto Jesus punha outra vez as mãos nos seus olhos: "Dessa vez o cego olhou firme e ficou curado; aí começou a ver tudo muito bem" (v. 25). Quando Jesus age em sua vida, você não sai abençoado pela metade, mas fica completamente restabelecido e é capaz de enxergar muito bem cada detalhe da atuação de Deus em sua vida.

Qual é a sua situação neste momento? Você está como cego vivendo na escuridão, dependendo de todos para tudo sem encontrar esperança? Ou está como aquele homem na primeira etapa do processo de cura, que obteve uma resposta parcial para o mal que o afligia sem, contudo, ter o problema resolvido? Ou você assume uma atitude de fé persistente como esse mesmo homem que acreditou que apenas em Jesus ele encontraria a cura que ele tanto desejava? A terceira atitude é a decisão correta que traz cura, paz, alegria e nos faz compreender claramente todo o poder de Deus que se encontra à nossa disposição. Não permaneça na escuridão ou apenas enxergando pessoas como árvores. Jesus quer dar-lhe uma nova vida agora!

Nenhum comentário: