sexta-feira, março 30, 2007

O REINO DE DEUS III - UM REINO DO ALTO

UM REINO DO ALTO

“Jesus respondeu: Eu garanto a você: se alguém não nasce do alto, não poderá ver o Reino de Deus. Nicodemos disse: Como é que um homem pode nascer de novo, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre da sua mãe e nascer? Jesus respondeu: Eu garanto a você: ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nasce da água e do espírito. Quem nasce da carne é carne, quem nasce do espírito é espírito. Não se espante se eu digo que é preciso vocês nascerem do alto. O vento sopra onde quer, você ouve o barulho, mas não sabe de onde ele vem, nem para onde vai. Acontece a mesma coisa com quem nasceu do Espírito.”

João 3.3-8

O ministério de Jesus despertava tanto o amor quanto o ódio. Aqueles que haviam sido curados declaravam abertamente que ele era o filho de Deus prometido pelas profecias, enquanto que as autoridades religiosas sentiam-se ameaçadas pelas idéias divulgadas em seus discursos.

Nicodemos, um judeu importante, estava interessado nos assuntos espirituais, mas esbarrava na tentativa de racionalizar os artigos de fé enquadrando o divino em suas convicções pessoais. Sua conversa com Jesus revelou-lhe que para relacionar-se com Deus é necessário abrir a mente e o coração para ir além e aceitar que as nossas definições não podem alcançar a eternidade do todo-poderoso. Elas apenas fotografam uma parte desta manifestação. Quando insistimos em aprisionar Deus em conceitos, matamos a fé e nos afastamos dele.

O compromisso com o evangelho exige uma transformação profunda, por isso o evangelista João indica que Jesus inicia o diálogo com uma afirmação controvertida: “se alguém não nasce do alto, não poderá ver o Reino de Deus”.

Nascer do alto é uma experiência pessoal e intransferível de abertura ao infinito. É o momento em que o ser humano se supera rompendo os seus limites e aproxima-se de Deus. A partir daí os seus valores se alteram e ele deixa de pensar somente em si mesmo passando a ver o outro como um irmão que foi amado e recebido pelo Pai.

Ao afirmar que quem nasce da carne é carne, Jesus evidencia que a vida é o resultado das escolhas que fazemos ao longo do caminho. Uma delas é abrir-se a um relacionamento com Deus, ou fechar-se em sim mesmo. Viver na dimensão da carne é olhar para os acontecimentos de forma limitada, negando-lhes a dinâmica da fé que aceita a intervenção de Deus e traz novos significados até para as situações mais difíceis.

Quem nasceu do espírito se reconhece dependente de Deus. Esta compreensão une o melhor das forças humanas ao poder divino. A bênção resultante desta parceria alcança a pessoa espalhando-se pela comunidade onde ela vive. Viver no Reino é descobrir a cada dia o seu valor pessoal e também saber que quem está desconectado do Pai não sobreviverá por muito tempo. 1

Para ouvir a voz de Deus é necessário acalmar o coração, calar as vozes interiores e silenciosamente contemplar o seu poder escutando as suas palavras. Jesus recomendou a Nicodemos que não se espantasse com as coisas que estava ouvindo, para que o medo não se transformasse num empecilho à livre comunhão com ele.

Uma das mais poderosas imagens para o Espírito Divino é a do vento. Ele é forte, refresca o calor do sol, produz movimento, energia e transporta a vida ao espalhara as sementes que germinarão no solo. Assim é o Reino de Deus, ele não se limita aos obstáculos humanos, mas os supera. Sua manifestação se revela soberanamente e não passa despercebida. Este é o grande mistério: que em sua liberdade e independência Deus tenha decidido acolher e abençoar os que abrem o coração para conhecê-lo.


NOTA

1 João 15.4-6 – “Fiquem unidos a mim, e eu ficarei unido a vocês. O Ramo que não fica unido à videira não pode dar fruto. Vocês também não poderão dar fruto se não ficarem unidos a mim. Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem fica unido a mim, e eu a ele, dará muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não fica unido a mim será jogado fora como um ramo, e secará. Esses ramos são ajuntados, jogados no fogo e queimados.”


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


THOMPSOM, Frank Charles – Bíblia de Referência Thompson – Edição Contemporânea – Tradução de João Ferreira de Almeida – Ed. Vida – São Paulo 1999.

BOFF, Leonardo – Tempo de Transcendências – Ed. Sextante – Rio de Janeiro

NOUWEN, Henri J.M. A volta do filho pródigo: a história de um retorno para casa - Tradução Sonis S.R. Orberg - São Paulo - Ed. Paulinas - 1997 - Coleção sopro do espírito.

BÍBLIA SAGRADA – Edição Pastoral – Tradução Ivo Storniolo, Euclides Martins Balancin – Paulus – SP – 1991.

Bíblia en Lenguaje Actual – Sociedades Bíblicas Unidas - Brasil

Um comentário:

Anônimo disse...

Numa pesquisa sobre o "nascer da carne" de João encontrei o seu texto. Gostei do texto! é elucidativo e é uma passagem das escrituras sobre a qual muita gente deveria meditar(o resto também claro!) para entender as nossas limitações como seres humanos quando vivemos sem Deus e sem o conhecimento sobre ele. Pois a salvação vem pela fé em Jesus, a Fé vem pelo conhecimento, e o conhecimento vem pela leitura da Bíblia, e a leitura da Bíblia vem pela pregação/anúncio da Palavra que leva os homens a se alimentarem dela. Sou apenas um leitor da Bíblia e não estou ligado a nenhuma igreja, por enquanto, mas estou realmente convencido de que a salvação vem pela graça de Deus mediante a fé em Jesus, mas essa fé está ligada ao conhecimento que o homem deve ter de Deus, o verdadeiro Deus de amor e justiça tal como foi personificado por Jesus. E esse conhecimento depende da pregaçção/anúncio da Palavra de Deus.