quarta-feira, março 28, 2007

QUANDO A FÉ VACILA

Quando a Fé Vacila

“Abraão respondeu: Ó Senhor, meu Deus! De que me vale a tua recompensa se eu continuo sem filhos. Eliézer, de Damasco é quem vai herdar tudo o que tenho, tu não me deste filhos e por isso um dos meus empregados, nascido em minha casa, será o meu herdeiro”. Gênesis 15:2-3 .


Se cremos num Deus todo poderoso porque nos entristecemos tanto com os insucessos e com as perdas que fazem parte desta vida? Porque perdemos a esperança e ficamos desanimados só porque as coisas não estão do jeito que nós queríamos que estivessem? Se cremos que as promessas de Deus têm nele o sim e o amém para a sua glória (II Coríntios 1.20) porque as nossas atitudes diante da vida algumas vezes não refletem esta verdade? Onde está a nossa fé?

Abraão estava passando por um momento de crise e estes questionamentos deviam estar povoando a sua mente. Depois de alguns anos sendo fiel e obedecendo as ordens do Senhor sem ver os resultados prometidos, ele se entristeceu e o seu coração começou a desanimar. Quando Deus aparece prometendo-lhe uma recompensa ele decidiu desabafar. Começa lamentando-se do fato de estar sendo obediente, aparentemente em vão, e mostra a sua desesperança dizendo que seu herdeiro, seria o seu empregado Eliézer, porque Deus não cumprira a sua parte no trato feito com ele.

Deus ouve pacientemente a queixa de Abraão e a sua resposta tem uma característica interessante: Ele não respondeu às reclamações, mas se preocupou em reafirmar a promessa feita a alguns anos atrás: “Então o Senhor falou de novo e disse: – O seu próprio filho será o seu herdeiro, e não o seu empregado: Eliézer”. Gênesis 15:4 ntlh. Parecia que Deus estava se atrasando, mas em sua agenda tudo estava acontecendo no tempo certo. Abraão não sabia, mas sua vida precisava ajustar-se à vontade de Deus e este período de aparente falta de resultados estava sendo utilizado pelo Senhor para construir a estrutura de sua personalidade de uma forma tal que o permitisse usufruir plenamente a bênção que iria receber.

Deus prossegue em sua resposta: “Aí o Senhor levou Abrão para fora e disse: Olhe para o céu e conte as estrelas se puder. Pois bem! Será esse o número dos seus descendentes”. Gênesis 15:5 ntlh. Ao levá-lo para fora Deus o retirou de uma perspectiva limitada pelas quatro paredes de sua tenda e o apresentou à perspectiva ilimitada de seu poder que faria aquele homem velho e sem filhos ter tantos descendentes que seria impossível contá-los.

É isto que Deus faz quando nós nos fechamos dentro de nossas frustrações, desanimados porque as coisas parecem estar dando errado. Ele não fica alimentando a auto-piedade, mas eleva os nossos olhos para que possamos contemplar o seu poder e as bênçãos que ele tem para nos dar.
“Abraão creu em Deus, o Senhor, e por isso o Senhor o aceitou.” Gênesis 15:6 ntlh. Apesar de ter atravessado momentos de crise e questionamento, Abraão foi aceito pelo Senhor porque o seu coração estava disposto a crer. Deus não nos condena quando a nossa fé vacila porque ele conhece as nossas limitações e as compreende.

Os momentos de questionamento podem ser uma importante ferramenta para nos aproximar de Deus. Se apresentarmos as nossas perguntas a ele receberemos todas as respostas e vamos sair fortalecidos da crise. Para obter a ajuda divina precisamos apenas ser humildes em admitir que precisamos dela: “Imediatamente o pai do menino exclamou: Eu creio: ajuda-me a vencer a minha falta de fé.” Marcos 9:24.

Não deixe que os momentos difíceis destruam a sua alma. Faça como Abraão que não teve vergonha de derramar as suas tristezas e dúvidas na presença de Deus. Ele foi aceito pelo Senhor. Deus também quer te receber e abençoar.

Nenhum comentário: