segunda-feira, fevereiro 28, 2011

MEDITAÇÕES NO ENGARRAFAMENTO

MEDITAÇÕES NO ENGARRAFAMENTO

"Que proveito o trabalhador tira de sua fadiga?" Eclesiastes 3.9

O trânsito do Rio de Janeiro nunca foi maravilhoso, mas desde que mudei para Niterói, os engarrafamentos passaram a fazer parte do meu dia a dia. Excesso de carros, transporte público deficiente, ruas estreitas e mal pavimentadas, multiplicam o tempo necessário para o deslocamento de um ponto a outro da cidade.

Os congestionamentos são verdadeiros testes de paciência. Eles me irritam pela perda de tempo que causam. Um caminho que é percorrido em quinze minutos, quando está livre, num dia de trânsito intenso pode levar quarenta e cinco minutos, ou até mais. Quanta coisa mais interessante poderia ser feita se eu não estivesse dentro de um ônibus ou de um carro, sem poder seguir adiante?

Toda esta situação me leva a fazer uma analogia com determinadas fases da vida em que nos preparamos para andar rápido, mas fatores alheios à nossa vontade criam obstáculos ao avanço. Aprendi que não adianta ficar irritado no meio de um engarrafamento, porque a irritação não melhorará o trânsito mas, com certeza, tornará o meu dia pior.

Em determinados momentos não adianta insistir, temos que permanecer firmes e suportar as dificuldades que virão pela frente. É com esta persistência que chegaremos ao fim do caminho saudáveis e com espírito alegre para celebrar o fim da jornada.

Algumas providências são necessárias para neutralizar o impacto do trânsito ruim: Sair mais cedo de casa é uma delas, bons livros, ter um celular, mp3 ou Ipod carregados com boas músicas é outra boa opção para distrair-se e aproveitar estas horas da melhor maneira.

Nos engarrafamentos da vida também é possível superar os efeitos negativos da paralização, principalmente quando ela se prolonga indefinidamente. Estudar, planejar o futuro, curtir os pequenos momentos agradáveis que a vida proporciona: um encontro com os amigos, uma boa conversa, um lindo por do sol, etc. Estes momentos, aparentemente insignificantes, podem fazer toda a diferença na hora em que é necessária uma dose extra de energia para seguir em frente.

O transporte público é fundamental para a qualidade de vida do trabalhador. Não se deve tratar deste tema visando apenas o lucro, é preciso haver respeito ao cidadão que paga os seus impostos. É possível fazer um transporte de boa qualidade que seja lucrativo, mas para que isto aconteça é fundamental que a população se mobilize e exija que o seu direito seja atendido pelas autoridades.

O tempo de voo direto entre o Rio e Salvador é de 01h40m, entre o Rio e Buenos Aires é de 3 horas. Não é raro eu sair do trabalho em Copacabana à 18h e chegar em casa às 21h. Nem quero imaginar o que vai acontecer quando começarem as obras da Perimetral no Rio e da Estrada do Contorno, em Niterói.

Nenhum comentário: