sábado, fevereiro 12, 2011

CASTIGO E RESTAURAÇÃO

Foto de Marcele Oliveira

CASTIGO E RESTAURAÇÃO

"Farei voltar os exilados do meu povo Israel. Eles voltarão a construir as cidades que foram destruídas, e nelas vão morar. Plantarão vinhedos e beberão seu vinho; formarão pomares e comerão suas frutas".

Amós 9.14

Os pais desejam o melhor para os seus filhos, mas em algumas situações faz-se necessário agir com dureza para reconduzi-los ao caminho adequado. Em mais uma séria advertência, Deus anuncia o pesado juízo que virá sobre a nação, caso ela insista em ignorar a justiça.

Por oferecer muitas chances, a misericórdia divina pode ser confundida com uma interminável procrastinação. Ainda que pareça demorado, o juízo virá para alcançar os ímpios e revelar que não há um lugar seguro para se esconder da ira do Senhor.

A destruição será grande, a fim de abater o orgulho dos poderosos, que se consideravam inatingíveis, devido a sua influência política e poder financeiro. "Pois eu darei ordem e sacudirei no meio de todos os povos a casa de Israel, como se abana o trigo na peneira, sem deixar que caia no chão um grãozinho sequer". (v.9)

Apesar de ser duro com os arrogantes, Deus apresenta a sua face misericordiosa com os humildes, aqueles que já estavam cansados de sofrer privações. "Nesse dia, vou armar de novo a tenda de Davi que caiu. Vou tapar seus buracos, levantar suas ruínas, até reconstruí-la como era antes". (v11).

Esta misericórdia não se limitava geográfica ou religiosamente a Israel. Ela se estendia a todos os povos que necessitavam de intervenção divina para a sua libertação.

Deus não queria arrasar Israel, seu intuito era restaurá-lo e transformar aquela terra num lugar onde os ideais do Reino de Deus não fossem apenas um discurso bonito para manter as aparências, mas uma realidade indiscutível a ser testemunhada pelas nações vizinhas.

O sofrimento daria lugar à paz, a liberdade substituiria a opressão, e cada pessoa teria um pedaço de terra para construir uma casa, cultivar a lavoura e sustentar a família com dignidade.

Um comentário:

Marcele disse...

Olá Marcos!
Adorei a associação que voce fez entre a imagem e a mensagem! Realmente "encaixou" muito bem! fico feliz que tenha servido para expressar uma reflexão bíblica!
bjss