segunda-feira, janeiro 03, 2011

PRUDÊNCIA E RISCO[1]

PRUDÊNCIA E RISCO[1]

"Jogue seu pão sobre a água, porque dias depois você o encontrará. Reparta com sete e até mesmo com oito, pois você não sabe que desgraças lhe poderão acontecer na terra. Quando as nuvens estão cheias, derramam chuva sobre a terra. Se uma árvore cai, seja para o sul, seja para o norte, no lugar onde cair, aí ficará. Quem fica olhando o vento, nunca semeará; quem fica olhando as nuvens, jamais colherá. Assim como você ignora o caminho por onde o sopro de vida entra nos ossos dentro do ventre da mulher grávida, assim também você ignora a obra de Deus, que fez todas as coisas. De manhã, semeie a sua semente, e de tarde não dê descanso à sua mão, porque você não sabe qual das sementes irá brotar, se esta ou aquela, ou se as duas serão boas". Eclesiastes 11.1-6

Viver é assumir riscos. A cada dia em que abrimos os olhos e levantamos de nossa cama, encaramos o desafio de fazer com que as horas que teremos pela frente sejam produtivas, alegres e realizadoras.

O olhar crítico do Coélet[2] sobre o cotidiano, destaca a importância da atitude proativa do indivíduo, para fazer acontecer os projetos há muito acalentados no coração. “Quem fica olhando o vento, nunca semeará; quem fica olhando as nuvens, jamais colherá” (v. 4). As coisas não vão acontecer simplesmente porque nós desejamos muito ou porque somos pessoas legais. Se não tomarmos decisões que encaminhem a vida aoencontro dos nossos objetivos, nunca chegaremos ao lugar desejado.

O melhor planejamento está sujeito aos imprevistos. Em 2007 ninguém poderia prever a crise mundial, que se iniciou em 2008. O sábio escritor do Eclesiastes nos aconselha a exercitar a generosidade e a desenvolver os relacionamentos pessoais como uma estratégia para amenizar as consequências dos momentos difíceis. "Reparta com sete e até mesmo com oito, pois você não sabe que desgraças lhe poderão acontecer na terra".

Entre os mais pobres, a generosidade é uma regra quase natural. Eles têm a consciência de que sozinhos não conseguirão ir muito longe, por isso se unem, repartem seus poucos recursos com os mais necessitados e descobrem a alegria da nas amizades e no relacionamento com o outro.

O agricultor no campo não coloca todas as suas esperanças numa única semente. Ele deposita diversas no solo e cuida de todas com a mesma atenção. Algumas sementes vão morrer, outras produzirão pouco, mas as que produzirem muito fruto, compensarão o investimento feito.

O ano que está começando trará alegrias, tristezas, sucessos e frustrações, que precisarão ser vividas e bem assimiladas para serem transformadas na esperança de que fala o apóstolo Paulo em Romanos 5.3-5: "E não só isso. Nós nos gloriamos também nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a perseverança, a perseverança produz a fidelidade comprovada, e a fidelidade comprovada produz a esperança. E a esperança não engana, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado".

Jogue o seu pão sobre a água, se entregue aos desafios que o novo ano lhe apresentar, para contemplar os resultados e ter a chance de celebrá-los com a família e os amigos, que, no final das contas, é o mais importante. Tudo é fugaz, diz o sábio escritor do Eclesiastes, mas ser feliz é uma decisão pessoal, que independe das condições econômicas, sociais ou climáticas, que se apresentem no momento.

Que em 2011 sigamos os impulsos do nosso coração, os desejos dos nossos olhos, nos alegremos muito[3] sem nunca esqueçer de Deus, que nos ama e quer cuidar de nós em cada um dos próximos 365 dias.

FELIZ ANO NOVO!

Notas:
1 BÍBLIA SAGRADA – Edição Pastoral - p. 825
2 Coélet é a forma aportuguesada do hebraico Qohélet, termo utilizado pelo autor para referir-se a si mesmo.
3 BÍBLIA SAGRADA – Edição Pastoral - Eclesiastes 11.9-10 - p. 825

Referência Bibliográfica:
BÍBLIA SAGRADA – Edição Pastoral – Tradução Ivo Storniolo, Euclides Martins Balancin – Paulus – SP – 1991

Nenhum comentário: