sexta-feira, dezembro 31, 2010

ATÉ AQUI E PARA SEMPRE

ATÉ AQUI E PARA SEMPRE

"Então Samuel pegou uma pedra e a colocou entre Masfa e Sen; deu-lhe o nome de Ebenezer, explicando: 'O Senhor nos socorreu até aqui'". I Samuel 7.12

Gratidão é a capacidade de reconhecer que a ajuda recebida foi importantes para alcançar determinado objetivo. Na minha opinião esta é a palavra adequada para o ano de 2010.

O texto acima fala de um período em que Israel enfrentou batalhas importantes para a sua sobrevivência como nação. Terras precisavam ser conquistadas, os inimigos não queriam permitir o avanço do povo hebreu. Algumas batalhas resultaram em sofridas derrotas, mas nenhuma delas foi suficiente para interromper a marcha rumo ao objetivo a ser alcançado.

A Arca da aliança, símbolo da presença de Deus, estava há cerca de vinte anos guardada na cidade de Cariat-Iarim. Num momento de despertamento espiritual, os israelitas decidiram trazê-la de volta para a sua capital, e começaram a se afastar do pecado, da idolatria e a buscar a Deus.

Cientes do quanto isto significava para os israelitas, os Filisteus se mobilizaram para atacá-los e acabar com aquela festa que lhes ameaçava. Quando os Filisteus foram derrotados, o sacerdote Samuel, ergueu um altar e o chamou de Ebenezer, que significa: “Até aqui o senhor nos Ajudou”.

A luta Não havia terminado, ainda havia um longo caminho a ser percorrido, mas aquele altar celebrava o fato de que: apesar das dificuldades, eles foram capazes de avançar e tinham muita disposição para seguir adiante.

Se a crise está abalando a economia de países e orçando conglomerados financeiros a reduzirem os seus custos, imagine as dificuldades que ela impõe ao trabalhador que vive apenas com o seu salário.

Ao enxergar 2010 pela lente da gratidão, a expressão utilizada pelo sacerdote se encaixa perfeitamente com o meu sentimento neste 31/12: Até aqui o Senhor me ajudou muito!

O aperto financeiro oi grande, fechar as contas no final do mês era um desafio, mas nada disso foi obstáculo para avançar na direção da realização dos sonhos. Algumas vitórias importantes foram alcançadas e, no momento mais adequado, falarei mais especificamente sobre elas.

O mais importante é terminar 2010 com boas perspectivas para o próximo ano, é chegar em 31/12, sem medo do 01/01 e saber que a esperança para superar as dificuldades não vem apenas da força do meu braço, mas da fé em Deus, cuja presença me torna capaz de enfrentar qualquer desafio e, ao final, realizar grandes coisas. "Em Deus faremos proezas; porque ele é que pisará os nossos inimigos". Salmo 60.12. "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece". Filipenses 4. 13.

Observada pela ótica pessimista, a situação do exército hebreu não era a mais confortável, mas o sacerdote decidiu erguer um altar para celebrar uma vitória pontual, mas estrategicamente importante, que poderia mudar o rumo dos acontecimentos dali para frente.

2011 está chegando, que desafios ele apresentará? É impossível saber de antemão, mas a certeza do cuidado divino traz um novo significado à expressão Feliz Ano Novo.

Eu sei que o próximo ano será feliz não por achar que será um mar de rosas, mas porque, aconteça o que acontecer, posso contar com "A paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus". Filipenses 4.7. Tudo isto não acontece porque eu mereço, mas é o resultado do amor de Deus por minha vida.

Até aqui nos ajudou o Senhor e daqui para frente:

FELIZ ANO NOVO!

Nenhum comentário: