quarta-feira, abril 02, 2008

COMO SERIA O NATAL SE CRISTO TIVESSE NASCIDO EM...


COMO SERIA O NATAL SE CRISTO TIVESSE NASCIDO EM...


Um dia eu comecei a pensar em como seria se Cristo tivesse nascido no Rio de Janeiro nos dias atuais e isto me trouxe a idéia de um projeto: saber como seria o cenário do Natal se Cristo tivesse nascido em Curitiba, Salvador, Belém, Buenos Aires, etc.
Inicialmente meu desejo era montar um presépio representando esta cena, mas a falta de habilidade nas artes plásticas fez com que eu o adaptasse à forma com a qual consigo lidar com mais facilidade: as palavras. Agradeço a todos os que dedicaram o seu precioso tempo para responder aos meus e-mails. MUITO OBRIGADO!
O artigo não se encerra aqui. Quem desejar, pode acrescentar a sua contribuição nos comentários e enriquecer a nossa percepção sobre como seria o nascimento de Jesus, caso ele acontecesse aí no lugar onde você nasceu ou vive atualmente.
Eu imaginei desta forma o cenário do nascimento de Jesus no Rio de Janeiro:
  • Estrebaria: Seria um barraco na entrada de uma favela. Na entrada e não no alto ou no meio da favela, para ser acessível a todos os que desejassem, pobres ou ricos.

  • Animais: Os animais típicos de toda favela carioca são: o cachorro, a galinha e o porco.

  • Pastores: Os pastores desempenhavam uma atividade importante, cuidavam dos rebanhos, mas eram desprezados pelos judeus. Aqueles que representam esta categoria no Rio são os trabalhadores da limpeza urbana chamados "Garis", que fazem um trabalho fundamental para a saúde do povo, mas que são igualmente desprezados pela sociedade.

  • Reis Magos: O personagem que melhor os simbolizaria seria um sambista, um jogador de futebol e um ator. Os presentes seriam respectivamente: um pandeiro, uma bola e as máscaras da alegria ou tristeza, que são o símbolo do teatro.


Thiago Azevedo - Belém – PA – Blog Descanso da Alma


  • Caro Marcos,

    Se Jesus nascesse em Belém-PA, acho que ele nasceria no Ver-o-Peso e os nossos amigos feirantes seriam os pastores, o presépio seria um paneiro revestido de palha da patichulim, o coral de anjos cantaria e dançaria um carimbó para louvar alegremente a Deus pelo nascimento do “minino mais pai d’égua” do mundo, os presentes seriam açaí, um brinquedo de miriti e uma cuia de tacacá.
    Abraços


Wesley Porfírio – Goiânia – GO


Eu imagino um Jesus nascendo não em Goiânia, mas no interioRRRRRRRRR de Goiás.

  • Estrebaria: Seria uma tapera, no meio do Cerrado, às sombras dos galhos de um pequizeiro. (o detalhe q o tronco tem pó-de-mico... mas isso a gente deixa pra lá).

  • Animais: Os animais atraídos pelo sobrenatural romperiam o medo da aproximação com o homem e iriam ver o menino Deus. Seriam eles o lobo guará, o tamanduá-bandeira, o tatu e o tucano.

  • Pastores: Os pastores seriam carvoeiros, que trabalham muitas vezes como escravos em fazendas cercadas por jagunços.

  • Reis Magos: O primeiro seria o Rei do Gado, o segundo o Rei da Soja e o terceiro o Rei do Sertanejo, com os respectivos presentes: um berrante, um carrinho de lobeira e uma viola caipira.


Evelyn Roxy Arrúa Sanders – Encarnación – Paraguay


Hola marcos!!


Buena pregunta de como seria o natal se Cristo tivesse nascido em Encarnación. pero esta dificil la respuesta, la verdad que no pense en eso nunca...

  • Creo que si nacia en encarnacion, seria en la zona rural, donde la gente es muy simple y que apesar de sus dificultades economicas, saben sonreir y tambien llorar porque son transparentes, y a veces hasta muy inocentes.

  • Los animales tipicos de alla son los perros, gallinas, chanchitos, caballos, las vacas lecheras, las gallinetas y los patitos.

  • Pastores, ... creo que serian los vendedores ambulantes, y los niños de la calle, porque estos son muy despreciados en la sociedad.

  • Los reyes magos........................ los 3 reyes magos seriamos mi esposo, mi hijita y yo... porque viviendo aqui tan lejos de encarnacion, si viesemos esa estrella anunciando su nacimiento, viajariamos como fuese, pero iriamos con todo lo que poseemos, para al REY ADORAR
  • Tradução:
    Olá Marcos!
    Boa pergunta esta sobre como seria o natal se Cristo tivesse nascido em Encarnación. É difícil responder, porque, na verdade, eu nunca pensei nisto...
    Creio que se ele nascesse em Encarnación, seria na zona rural, onde as pessoas são muito simples e, apesar das suas dificuldades econômicas, sabem sorrir e chorar, porque são transparentes e às vezes muito inocentes.
    Os animais típicos de lá são os cachorros, galinhas, porquinhos, cavalos, as vacas leiteiras, os pintinhos e os patinhos.
    Pastores: creio que seriam os vendedores ambulantes, e os meninos de rua, porque eles são muito desprezados na sociedade.
    Os reis magos: Seríamos meu esposo, minha filhinha e eu, porque vivendo tão longe de Encarnación, se víssemos esta estrela, anunciando o seu nascimento viajaríamos da forma que fosse possível, mas iríamos com tudo o que possuímos para ADORAR AO REI.


Nora Bouciguez – Buenos Aires - Argentina


Hola Marcos!


A ver si puedo responder tu pedido…

  • El pesebre creo que lo podemos armar en el establo de una casa de campo en el interior de la provincia.

  • Los animales alrededor serian algunas gallinas, patos, vacas, ovejas y caballos. Los pastores serian gauchos

  • Imagino que los mas representativos para el rol de reyes magos serian: Gaucho, un jugador de futbol y un tanguero.

  • Los regalos: un sombrero de ala ancha, una pelota y un pañuelo de compadrito (detalle infaltable en la vestimenta del tanguero)
  • Tradução:
    Olá Marcos!
    Vamos ver se consigo responder ao seu pedido...
    O presépio: Creio que poderíamos montá-lo no estábulo de uma casa de campo no interior de uma província.
    Os animais: Ao redor seriam algumas galinhas, patos, vacas, ovelhas e cavalos. Os pastores seriam os gauchos.
    Imagino que os que representariam melhor a figura dos reis magos seriam: Um gaucho, um jogador de futebol e um tangueiro.
  • Os presentes: Um sombreiro de aba larga, uma bola e o lenço da lapela (detalhe imprescindível na vestimenta do tangueiro).


Cláudio Luiz Mendes – Etiópia

Romão,

A idéia é muito boa. Mas confesso que depois de 11 anos longe da minha cidade natal (Curitiba), as coisas devem ter mudado bastante.Prefiro então falar sobre o pouco que conheço da Etiópia, é o que vejo diariamente.

  • Estrebaria: seria o que eles chamam de Sarbet; Com um detalhe: muitas vezes os animais que requerem maior cuidado (como vacas) ficam dentro da casa junto com os moradores.

  • Animais: cabras (você as vê por toda a Etiópia), burros e talvez umas vacas. Pastores: continuam sendo importantes, mas principalmente cuidando das cabras e dos rebanhos de vacas e bois (detalhe: em plena cidade no meio da rua ou no mercado de venda de cabras)

  • Os Reis Magos: seriam os motoristas de vãs ou de carros da ONU que andam aos montes na cidade e que acabam levando e trazendo coisas e pessoas.Acho que dá pra se ter uma idéia, ok?

Abração e me mande os resultados da pesquisa, ok?


Cláudio



Humberto Ramos – Pouso Alegre – MG – Blog Visão Integral


Olá, meu caro!

Bem, se Jesus nascesse hoje em Pouso Alegre, pode bem ser que ele nascesse:

  • Num casebre de um dos bairros rurais ou mesmo num barraco do Bairro São Geraldo ou São João (bairros periféricos, com algumas favelas).

  • Os animais típicos possivelmente fossem também cachorros, galinhas, porcos e cavalos, existentes tanto na zona rural quanto nas zonas mais periféricas - as favelinhas.

  • Os pastores poderiam muito bem ser trabalhadores rurais: caseiros, ordenhadores de vacas, ou pobres agricultores que vivem do seu próprio plantio.

  • Os reis magos poderiam muito bem ser um fazendeiro rico, um gerente de uma das indústrias aqui presentes e um bem-sucedido comerciante.

Abraços fraternos,

Humberto Ramos

3 comentários:

Lília Marianno disse...

muito bacana este projeto.
vou pensar como seria ... depois volto para a postagem, ok?
bj.
Lília

Humberto Ramos disse...

parabéns pelo trabalho, ficou muito bom!

Abraços fraternos!

Marcelo Carahyba disse...

Agora cada um poderia fazer um presépio desses. :)