sábado, julho 26, 2008

VOX POPULI, VOX DEI?

VOX POPULI, VOX DEI?
Faz algum tempo que, ao ouvir questionamentos sobre os procedimentos de alguns líderes evangélicos, eu aplicava o seguinte padrão de julgamento: Se a igreja está cheia, isto significa que a mensagem é boa, portanto quem sou eu para questionar estes pastores?
O estudo da teologia, a prática ministerial, e o contato com cristãos sérios me convenceram de que reunir uma multidão, nem sempre é resultado de uma pregação bíblica e teologicamente saudável.
A sociedade atual está perdendo o hábito de refletir, pois se habituou a receber conteúdos prontos e de fácil assimilação. Porque pensar, se alguém já fez isto por mim? Esta atitude aniquila o raciocínio crítico e abre caminho para líderes mal intencionados, que aliam o carisma a uma boa oratória e técnicas de interpretação, para se transformarem em “messias” de suas comunidades.
O mais admirável é perceber que a maioria das igrejas cujos pastores se preocupam com a formação espiritual e intelectual de seus membros, que pregam mensagens com um conteúdo que estimula o pensamento criativo, estão com os seus templos vazios.
Vale a pena o esforço de pregar uma mensagem que as pessoas não querem ouvir? Porque me incomodar com aqueles que estão sendo enganados, mas não se importam a mínima?
Pensar nisto me faz recordar a razão da minha vocação para o ministério. Um dia, sentado nos bancos da I.B Missionária do Maracanã, anunciar as Boas Novas do Reino de Deus tornou-se um ideal para mim e não uma fonte de renda. "Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te, e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes diante deles, para que eu não te envergonhe diante deles". Jeremias 1.17.
Explorar a religiosidade popular virou um bom negócio, "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências". II Timóteo 4:3.
Cabe aqueles que tiveram experiência libertadora de conhecer o Evangelho a tarefa de resistir, para cumprir o chamado que recebemos das escrituras: "Segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas. Todo o vale se encherá, E se abaixará todo o monte e outeiro; E o que é tortuoso se endireitará, E os caminhos escabrosos se aplanarão; E toda a carne verá a salvação de Deus". Lucas 3.4-7.
O que alimenta o nosso sonho é a esperança na Graça de Deus, que resgatará a humanidade decaída e nos fará refletir integralmente a imagem e a semelhança de Deus.

Um comentário:

Fábio Aguiar disse...

Marcos,

concordo contigo e afirmo: a atitude de não pensar no significado das coisas que fazemos e em que baseamos nossas vidas vai nos matando aos poucos. Forte abraço,

Fábio