terça-feira, janeiro 01, 2008

FELIZ ANO NOVO



FELIZ ANO NOVO


“O Senhor te abençoe e guarde! O Senhor lhe mostre o seu rosto brilhante e tenha piedade de você! O Senhor lhe mostre o seu rosto lhe conceda a paz!”

Números 6.24-26.


Este seria apenas um feriado como outro qualquer onde acordaríamos mais tarde por não precisarmos ir trabalhar, se não fosse 1º de Janeiro. O ano novo chegou! Diversas simpatias estão aí para tentar garantir a felicidade em 2008. Pular as sete primeiras ondas, beber a água da primeira chuva do ano, comer lentilhas, etc. Mesmo alguns céticos que passam o ano todo longe das igrejas, aproveitam as comemorações para ir a uma missa ou culto a fim de assegurar a boa sorte.

O povo de Israel estava peregrinando pelo deserto após a fugir da escravidão sob o domínio egípcio. Ainda que aguardado ansiosamente, o caminho para a liberdade se apresentava mais difícil do que o imaginado. O cansaço, a limitação dos recursos, e a ameaça dos inimigos traziam desânimo às pessoas fazendo-as duvidar se deveriam seguir em frente. Após um ritual de consagração, o sacerdote Arão proferiu uma benção com o propósito de trazer a memória da presença de Deus àquelas almas exaustas.

O decorrer de um ano guarda muitas semelhanças com o deserto enfrentado por Israel no processo do êxodo para a terra prometida. Iniciamos com festa e muita expectativa, mas logo vem o dia 02 de Janeiro com suas lutas, contas para pagar e, ao longo dos meses, estamos cansados, necessitando de um oásis para reparar as forças.

“A bênção é um sinal da presença protetora e vivificante de Deus no meio do seu povo. (...) Tal bênção mostra que o povo pertence a Deus e que este o abençoa com a paz, quer dizer, com a vida plena, segundo o modo bíblico de entender a paz”. (1)

A palavra de Arão aos israelitas aborda conceitos importantes para alimentar a fé durante a caminhada em 2008 o primeiro deles é: “O Senhor te abençoe e guarde!”. O Senhor abençoe aos empregados para que eles desempenhem bem as suas funções, sejam promovidos e obtenham melhorias salariais. Abençoe aos desempregados para que eles encontrem caminhos que os levem a trabalhos dignos a fim de proporcionar o sustento às suas famílias. O Senhor nos guarde da violência que destrói vidas. Nos guarde das enfermidades físicas e emocionais que roubam as forças do corpo deixando-o prostrado.

Em seguida o sacerdote afirma: “O Senhor lhe mostre o seu rosto brilhante”. Ao revelar-se, Deus se faz conhecido por aquele que o busca. O brilho de seu rosto representa a glória que ilumina a mente, o coração e produz esperança ao apresentar novas perspectivas a caminhos que pareciam sem saída. “A esperança é aquilo que aposta no triunfo final da vida. Essa, talvez, seja a missão mais fundamental da fé: fazer-nos esperar, mesmo contra a esperança. A esperança, em grau maior ou menor, é que possibilita a preservação da vida”. (2)

Seguindo em frente, observamos a próxima declaração: “E tenha piedade de você!”. O ser humano é limitado. Ele deseja fazer o bem e realiza o mal.3 Precisamos da piedade divina que nos ama do jeito que somos e à medida que acolhe, realiza o seu propósito, enchendo a vida de alegria.

Finalizando Arão diz: “O Senhor lhe mostre o seu rosto lhe conceda a paz!”. Esta paz vai além da ausência de conflitos, pois ela permanece apesar dos problemas e confusões da vida, proporcionando um equilíbrio que beneficia aquele que confia em Deus e se espalha por sua família e comunidade.

Meu desejo para 2008, é que esta paz se torne real na sua vida. Acima de todas as superstições e simpatias, o que garantirá um ano feliz é a lembrança do cuidado de Deus. Recorra a ele todos os dias.

FELIZ ANO NOVO!



NOTAS



1 – Bíblia Sagrada Ed. Pastoral – 1991 - p.156.
2 – MARCELINO – Antes de o Ano Novo Chegar... Blog “As muitas Letras” – 2007.
3 – “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito, o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico”. Romanos 7.18-19





REFERÊNCIAS



BÍBLIA SAGRADA – Edição Pastoral – Tradução Ivo Storniolo, Euclides Martins Balancin – Paulus – SP – 1991

MARCELINO, Ruben. Antes de o Ano Novo Chegar... - Blog “Asmuitas Letras” – 2007 - http://asmuitasletras.blogspot.com/2007/12/desde-ontem-tenho-estado-fim-de.html - Consultado em 01/01/2008.

http://www.shalomcampinas.com.br/significado.php – Consultado em 01/01/2008.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara, o melhor desse seu texto é a citação que você faz do texto do Ruben!

brincadeirinha...
huahua, primeira piada do ano!

Continue assim com o seu bom humor em 2008!

Abração meu brother!
Pedro.

Ruben Marcelino disse...

Você me citou!!! Estou me sentindo!!! hahuahuahuahauhauhauahua!
Que bom que a minha reflexão pode acrescentar à sua produção.

Um grande abraço!