sexta-feira, setembro 08, 2006

VIVER COM ARTE


VIVER COM ARTE

É preciso fazer coisas que mexam com a gente,
Que mexam com a mente,
Direta ou indiretamente.

É preciso saber falar,
Saber ouvir,
Saber sonhar,
Saber planejar.

É preciso saber alcançar,
E aproveitar o que se alcançou.

É preciso ser amigo,
É preciso ter amigo,
É preciso estender a mão,
E ser humilde para segurá-la.

É...
É preciso ter arte na alma,
Ter samba nos pés,
Ter brilho nos olhos,
Ter vida na vida.

Luciana Schimidt Heckert Bastos Peixoto


A arte subverte o mundo. Ela parte do comum, descobre o belo e toca os corações. O olho do artista capta as nuances e as expõe com graça diante de olhos surpresos. A arte semeia mudanças porque rompe barreiras e amplia as expectativas daquele que vive fechado em seu mundo. Sua linguagem é universal e a sua mensagem dispensa traduções.

A palavra cria, cura ou fere, vai depender da maneira como ela é falada. Se dita com amor, fortalece, mas se pronunciada com ódio, rouba a alegria da vida. Aquele que fala deseja ser ouvido, mas como isto é difícil! Ouvir requer atenção, cuidado, qualidades que andam em falta nestes dias tão agitados. Os bons ouvintes tornam-se amigos, com os quais compartilhamos os sonhos.

“O segredo da existência humana consiste não somente em viver, mas em encontrar um motivo de viver”. 1 Sonhar produz esperança, porque permite ir além das limitações. Mesmo quando as dificuldades ocultam as saídas, aquele que sonha encontra novos caminhos, pois ter planos proporciona uma razão para existir.

Planejar é estabelecer uma rota para a rotina da vida, não a deixando seguir à deriva sem levar a lugar nenhum. É alimentar o coração com esperança e trabalhar com disposição para transformar os sonhos em realidade. A celebração é essencial para trazer à memória as vitórias obtidas, ela renova as forças e prepara para novos desafios. Felicidade é possuir amigos com quem celebrar uma conquista.

Amigos ouvem, têm a boa palavra no momento certo, estão perto mesmo quando bem longe, estendem a mão e firmam os pés daquele que está cansado. Eles revelam o que temos de melhor e não vão embora quando os defeitos aparecem. Seu amor baseia-se tão somente naquilo que somos, e não no que podemos oferecer em troca. Com eles a vida ganha cor, suavidade, alegria. Ao seu lado podemos sambar sem saber e não ter vergonha disto, pois a amizade oferece liberdade.

Viver com arte é não perder o brilho nos olhos, é perceber os milagres da vida na vida dos amigos reconhecendo a sua presença como presente de Deus. É abrir o coração, é ter bom humor, é saber agradecer.

Sejamos artistas!


Marcos Vichi
NOTA

1 DOSTOYEVSKY. Fiódor. Os Irmãos Karamázovi. p. 5


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

DOSTOYEVSKY. Fiódor. Os Irmãos Karamázovi. Ed. Abril – coleção os Imortais da Literatura - SP

4 comentários:

Anônimo disse...

En este articulo aparece el valor de la amistad como parte del arte de vivir. La amistad es todo un arte!!! Descrubrirla, valorarla, desarrollarla, cuidarla y mantenerla.
Continuemos acrecentando nuestro arte :-)
Nora

Anônimo disse...

Você está quase um filósofo, eis a questão que me intriga "seria viver uma arte ou a arte é a própria vida?" pense bem apesar de correlatas sãos sentenças distintas e bem capiciosas (ta certo nem sei). bjs renata

Anônimo disse...

OLÁ VIM TE VISITAR
GOSTEI MUITO DO SEU BLOG PARABENS
CONTINUE PUBLICANDO COISAS BOAS A INTERNET PRECISA DISSO

Anônimo disse...

Romão,

Simplismente adorei!! Posso repassá-lo aos meus amigos?? Pode deixar que eu irei colocar que é de sua autoria!! rsrs.
Bjs, Ilva