sábado, julho 24, 2010

INSTANTÂNEOS DE DEUS

INSTANTÂNEOS DE DEUS

A fé é um modo de possuir aquilo que se espera, é um meio de conhecer realidades que não se vêem. Hebreus 11.1

Fotografar é um dos meus hobbies preferidos. Para cada lugar que eu vou carrego a minha câmera e registro muitas imagens. A fotografia congela um momento e, de certa forma, eterniza situações agradáveis que vivemos, permitindo-nos reviver as emoções cada vez que contemplamos os álbuns que colecionam imagens importantes da vida.

Quero tomar a liberdade de fazer uma analogia entre a fé citada no texto de Hebreus 11 e a arte de fotografar. Esta fé que transforma vidas e fica marcada na história não se constrói da noite para o dia, ela é o resultado do acúmulo das nossas experiências com Deus, que forjam o caráter e tranquilizam a alma pela certeza de que veremos a atuação de Deus, mesmo quando ela parece improvável.

Cada experiência que fortalece a fé pode ser considerada como uma foto, um instantâneo da atuação de Deus em nossa vida. Quando aparece uma necessidade, abrimos o álbum de nossa fé e recordamos os momentos em que Deus fez algo que nos marcou e fortalecemos a esperança de que o Deus que nos livrou no passado, continuará tomando conta da nossa vida dali para frente. O grande problema acontece quando o álbum de nossa vida com Deus tem poucas fotos e as que estão ali são tão antigas que já não causam nenhum impacto.

Não podemos confundir o conceito dos instantâneos de Deus, que são fundamentais para a cnstrução de uma espiritualidade saudável, com a idéia nociva da espiritualidade instantânea.

Estes são tempos em que ninguém gosta de esperar. Tudo tem que ser feito na hora. O leite em pó e o achocolatado instantâneos são os preferidos, porque não demoram a dissolver seja na água quente ou na fria. Se um computador leva mais de 30 segundos para carregar uma página, produz grande irritação. Se um aparelho quebra, comprar outro é a melhor opção para resolver o problema rapidamente.

A fé instantânea cobra respostas imediatas, estabelece um relacionamento comercial onde um paga e Deus entrega as soluções. Esta fé não produz intimidade ou acolhimento, ela se alimenta do sucesso e não abre espaço para o fracasso. Se você não alcançou o objetivo proposto, precisa ser escondido, para não desacreditar toda a pregação.

A fé bíblica fundamentada nas experiências com Deus não desanima diante do insucesso. Ela se torna um modo de possuir aquilo que se espera, porque é capaz de enxergar além daquilo que o olho pode ver. No meio do caos a fé cria a beleza e a ordem. No fracasso a fé constrói o trampolim para a vitória. Como anda o álbum de fotos de sua fé? Está repleto de imagens que recordam atos transformadores de Deus em sua vida, ou anda vazio com poucas e antigas fotos?

Precisamos aprender ou reaprender a colecionar experiências com Deus fundamentadas pela oração, pela leitura da bíblia e pelo exercício da contemplação dos atos de Deus que acontecem cotidianaente. Quantas alegrias perdemos simplesmente por não perceber as intervenções divinas no meio de um dia agitado?

Homens e mulheres fizeram a diferença na história porque superaram as limitações impostas pelos seus opressores e avançaram para conquistar o seu prêmio. Alguns morreram sem ver a sua esperança concretizada, mas nem por isso duvidaram de que Deus era poderoso para realizar os seus sonhos.

Nenhum comentário: