sexta-feira, março 06, 2009

UM NOVO TEMPO

Foto: Marcos Vichi

UM NOVO TEMPO

“Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. Filipenses 3.12-14.



O nosso povo valoriza a vitória, o futebol é um exemplo disto. Quando um time está em boa fase, seus jogadores e o técnico são adorados pela torcida, a imprensa os considera gênios e todos querem saber o segredo da vitória. Mas quando a boa fase passa e as derrotas chegam, as críticas aparecem, os amigos fogem e ninguém mais lembra dos bons resultados. Os jogadores deste time que antes andavam orgulhosos pela rua, agora se envergonham e fogem das câmeras. Não existe lugar para os derrotados nesta sociedade de fortes.

O apostolo Paulo possuía uma história de vida extensa. Ele foi um doutor da lei conceituado antes de tornar-se um cristão. Por ser muito cuidadoso com as doutrinas de sua antiga religião, ele perseguiu de forma feroz a igreja que estava nascendo e foi o responsável pela morte de Estevão, o primeiro mártir do cristianismo.

Um dia, Paulo teve um encontro marcante com Deus. A partir daí iniciou-se uma nova etapa em sua vida que foi muito difícil, pois os companheiros de sua antiga religião o desprezaram, e ele perdeu todo o prestígio de sua posição social. Por sua vez, os cristãos, não acreditaram em sua conversão e fugiam daquele que era conhecido como o seu maior perseguidor. Poderíamos até dizer que o apóstolo enfrentou o amargo sabor da derrota.

Ele não se deixou abater pelas dificuldades, sua experiência com Jesus o levou a um novo tempo de vitórias onde as glórias e os fracassos do passado não possuíam mais nenhum significado. O importante era alcançar o prêmio de viver cada dia conhecendo mais a Deus.

Ao decidir deixar o passado para trás, Paulo admitiu seus erros e recebeu de braços abertos a nova chance que lhe era apresentada para mudar a sua história. Movido por este pensamento ele superou os obstáculos, tornou-se maior escritor de livros na bíblia, um grande evangelista, um discipulador de mão cheia e até hoje pessoas são abençoadas pelas palavras que ele escreveu.

Sucessos e fracassos foram importantes ontem, daqui para frente existe uma nova estrada a ser percorrida, onde a experiência adquirida anteriormente poderá ser usada como ferramenta em seu benefício.

Quando Paulo escreveu este texto, estava preso em Roma por insistir em pregar o evangelho, mas esta circunstância desagradável não foi considerada um empecilho. Ele não permitiu que isto lhe retirasse a alegria de viver.

Você ainda vive preso às recordações de um passado de dificuldades e opressão? Aprenda com o apóstolo a superar tudo isto vencendo as lembranças amargas pela confiança em Jesus. O fato de haver fracassado no passado não o condena a ser um eterno perdedor. Por outro lado, se você sempre foi bem sucedido antes, nada lhe garante o sucesso daqui para frente. O futuro é como um grande edifício onde as situações vividas hoje, são como tijolos desta construção.

A sua maneira de encarar o presente definirá a forma como viverá amanhã. Não se deixe vencer pelas angústias do passado. Construa um grande futuro! Prossiga se esforçando para alcançar o novo tempo de vitórias que Deus quer lhe dar.

Nenhum comentário: