sexta-feira, janeiro 02, 2009

PERSPECTIVA

Foto de Paula Bonadiman


PERSPECTIVA


"(...) Uma coisa eu faço: esqueço-me do que fica para trás e avanço para o que está na frente. Lanço-me em direção à meta, em vista do prêmio do alto, que Deus nos chama a receber em Jesus Cristo". Filipenses 3.13-14


Depois das festas, amanheceu o primeiro dia do ano e junto com ele o desejo de obter novas chances para construir um futuro melhor. Se em 31/12 olhamos para trás e avaliamos o passado, em 01/01 temos a sensação de que tudo é possível e que basta pedir e logo seremos atendidos. As famosas resoluções de ano novo comprovam esta tese.


Mais do que promessas para serem quebradas, as resoluções podem marcar o fechamento de um ciclo ruim e o inicio de uma nova caminhada. Ao ser confrontado com o seu passado de perseguidor da igreja, Paulo foi desafiado a conviver com as lembranças sem permitir que elas atrapalhassem o seu futuro. O apóstolo decidiu dar um basta. O passado indicava apenas suas origens, mas não sentenciavam quem ele deveria ser dali para frente. Era necessário esquecer o que ficou para trás, a fim de avançar para o que está na frente.


As perspectivas do ano que se inicia, de certa forma, são definidas a partir da determinação em construir um panorama diferente para a vida. Apesar das dificuldades, um olhar esperançoso é capaz de enxergar belas paisagens nos momentos mais sombrios. Isto não é resultado de uma ilusão, mas da fé, que contempla a meta em direção à qual ele se lançou, almejando o prêmio prometido por Deus. Contrariando as previsões dos opositores, Paulo reescreveu a sua história, superou os interditos, marcou a vida dos que conviveram com ele e segue até hoje abençoando aos que leem os seus escritos.

Qualquer que seja o caminho seguido até aqui, Deus pode lançar novas perspectivas sobre ele. Sucessos e fracassos, quando colocados nas mãos de Deus se transformam em experiência, produzem amadurecimento e preparam para as verdadeiras conquistas reservadas para aqueles que decidiram depositar a sua confiança em Jesus.

Um comentário:

Elisa disse...

Eu adoro Ano Novo. Adoro finais e recomeços. Adorei o texto.

Bjs!!

Elisa