segunda-feira, janeiro 12, 2009

PARA QUE SERVE A IGREJA?

Foto de Mariane Metz - Huanta - Peru

PARA QUE SERVE A IGREJA?
Desde a adolescência a igreja e suas atividades ocupam um lugar importante em minha vida. Na infância morei em prédios com poucas crianças, me acostumei a brincar sozinho, não gostava de lugares cheios de gente e odiava ser o centro das atenções.
Na igreja fiz as primeiras amizades na classe da escola bíblica dominical. Ali, professores e colegas identificaram em mim um potencial para liderança que eu sequer imaginava possuir. Quando havia a necessidade de alguém ir à frente para fazer um anúncio ou explicar algum versículo bíblico, eu era jogado às feras e, desesperado, transmitia a mensagem. O tempo foi passando, comecei a gostar e descobri a vocação para o ministério e a teologia.
Os cultos de missões me apresentaram a culturas, idiomas, povos e paisagens diferentes da minha cidade e bairro. Para me comunicar melhor com missionários de outros países, aprendi inglês e espanhol, que hoje são fundamentais na profissão de agente de viagens. A igreja foi e tem sido um família, com amigos mais chegados que irmãos, líderes que me ensinaram a analisar criticamente os discursos que se apresentam como salvadores, mas na verdade só querem escravizar os desavisados.
Obviamente que nem tudo foi perfeito. Nesta caminhada conheci tristezas, pessoas me decepcionaram e eu decepcionei outras tantas, mas considero o saldo extremamente positivo e não consigo imaginar quem eu seria hoje se não tivesse recebido este apoio tão importante, que representou a mão de Deus protegendo e suprindo minhas necessidades.
Fico triste por aqueles que tiveram experiências negativas com a igreja e não conseguem mais enxergá-la como um lugar terapêutico, apenas como um agrupamento castrador de sonhos e cheio de gente chata.
Mais do que um local para reunião e ensino de doutrina, a igreja realiza a sua função espiritual quando se transforma numa comunidade de amor, que acolhe os seus membros, trata as suas feridas e os encoraja a não desistir, apesar das dificuldades. Os grandes milagres divinos acontecem quando pessoas sensiveis ao Espírito Santo decidem tornar-se resposta para as orações de seus irmãos necessitados. A igreja existe para dizer ao mundo carente que Deus o ama e que, em Cristo, há esperança de se alcançar a Paz.

Um comentário:

Bianca disse...

Sim. Os amigos-irmãos que encontrei pelo caminho [na igreja] também têm sido importantes agentes de Deus em minha vida, me acompanhando no caminho, me dando sorrisos, acolhendo minhas lágrimas, e me abrigando em seus abraços. Têm me apontado caminhos de crítica e de construção, dividindo utopias e esperanças!

Inegáveis são os defeitos. Os nossos defeitos enquanto Instituição, e os tantos erros pelos quais um dia daremos conta.

Mas graças à Graça que, sendo viva, nos aponta caminhos!