terça-feira, janeiro 20, 2009

BRASILEIROS ENCONTRAM DIFICULDADES PARA TRABALHAR NO CANADÁ


BRASILEIROS ENCONTRAM DIFICULDADES PARA TRABALHAR NO CANADÁ

No final do século XIX, o Brasil era uma terra de oportunidades que acolhia imigrantes de diversas nações que vinham para cá em busca do sonho de uma vida digna para suas famílias. No final do século XX, o movimento se inverteu e o nosso país se tranformou num exportador de mão de obra para os chamados países do primeiro mundo.

A ilusão de ganhar salários em dólares, euros ou libras esterlinas, cegou o olhos de muitos para as diversas consequências que uma mudança mal planejada pode trazer. O vídeo acima mostra a realidade de pessoas bem preparadas, que ao chegarem no Canadá se viram surpreendidas por uma situação tão corriqueira no nosso país, a falta de empregos adequados às suas qualificações.

É verdade que o Brasil é uma terra com muitas injustiças onde é necessário muita teimosia para conseguir estudar, trabalhar e progredir de forma honesta. Mas não existem "eldorados" ou "País das Maravilhas", cada lugar neste mundo tem as suas flores e espinhos e é necessário seber conviver com ambos.

Um comentário:

Ruben Marcelino disse...

Ótimo! Uma advertência realista e necessária.