sábado, janeiro 31, 2009

Voluntária mantém abrigo na Ilha do Governador para crianças carentes

Voluntária mantém abrigo na Ilha do Governador para crianças carentes

A casa, para menores abandonados, é administrada, com grandes dificuldades, por uma guerreira: Dona Ilma, que conversa com o repórter Edney Silvestre sobre adoção, amor e solidariedade.

A Coluna Bate Papo vai mostrar um cantinho muito especial da Ilha do Governador: é o Abrigo Alma, onde vivem 23 crianças com idades entre 1 e 10 anos. A casa, para menores abandonados, é administrada, com grandes dificuldades, por uma guerreira: Dona Ilma, que conversa com o repórter Edney Silvestre sobre adoção, amor e solidariedade.
Todos nós queremos que as crianças que sofrem violência em casa ou que são abandonadas por suas famílias possam ter o amparo dos governos. Mas, diante da realidade que nós também conhecemos, a nossa entrevistada no bate-papo de hoje resolveu agir. E ela conta como:
Edney Silvestre: Lá na Ilha do Governador a senhora tem um abrigo. Neste abrigo a senhora tem crianças que passaram por diversos tipos de sofrimento e violência. A senhora tem os seus filhos biológicos, adotados, por que ainda estender tudo isso, ficar se preocupando com uma coisa que deveria ser preocupação dos nossos governos, dos impostos que nós pagamos.
Ilma de Souza: É dando continuidade, duas crianças dessas saíram de dentro do abrigo. São filhas hoje. Tirando os biológicos tem os do coração. E por que não fazer mais um pouco? Hoje a casa tem 23 crianças, de 2 a 10 anos, esperando o que vai acontecer, se faz a reintegração familiar, se vai pra uma família substituta.
Quando a senhora começou a fazer um trabalho pelo próximo, começou distribuindo comida?
Não, eu comecei com uma garrafa térmica de café com leite e 20 pães. Saia da Ilha e ia para o centro da cidade. E pegava o ônibus e ali mesmo acabava tudo. Foi um surgindo um grupo, se interessou pelo meu trabalho e demos a mão. Mãos amigas.
Por que a senhora fazia isso? Sair com garrafa térmica e pães?

Eu não podia dar muito, era tudo que eu tinha para dar ao próximo, então por que não fazer? E aí começou o nosso trabalho. Formou-se um grupo, de madrugada íamos distribuir 430 pratos de sopa por noite, mas era um trabalho solto. E tinha também o trabalho da mamadeira. Era “troque sua mamadeira suja por uma mamadeira limpa e cheia”.

Como era isso?

Quando a gente via a criança chorando na rua, o bebê com a mãe, chegávamos até lá e perguntávamos: o que ele tem? Ele está com fome? Você tem mamadeira? Então as mães davam as mamadeiras vazias e eu dava uma cheia. E foi se multiplicando.

E essa casa, as 23 crianças são sustentadas como?

Por doações, mas está muito difícil.
A senhora faz como? Sai pelas ruas pedindo doações?

Não, as pessoas chegam até a gente. Elas sempre ligam e perguntam qual a necessidade. São várias e uma delas é uma sede própria, porque o aluguel está muito puxado.
E essas crianças que vão pra lá são crianças abandonadas ou conduzidas?

São conduzidas pelo conselho tutelar, pela 1ª Vara da Infância e Juventude. E tem dado certo. Hoje, acabamos criando um vínculo de amor.
Tanto que a senhora adotou três?

Sim, antes de começar o trabalho, eu já tinha uma, a Vanessa, que tem 18 anos. E meus filhos biológicos, um tem 34, outro 30, mais um de 29, a Vanessa 18, Vitória de 9 e Juliana de 6 anos.
Juliana e Vitória, fala delas para nós

É difícil falar porque cada uma é uma experiência. Juliana quando chegou tinha 3 meses e a irmã dela foi entre a vida e a morte. E nós estamos lá para cuidar, amparar, mostrar para eles que podem ser umas crianças maravilhosas. Às vezes elas chegam desconfiadas e eu penso que vai ser mais um desafio, mas dá tudo certo no final.

sexta-feira, janeiro 30, 2009

TRABALHAR COM JESUS É MAIS PROVEITOSO PROG 06

sábado, janeiro 24, 2009

ÁGUAS TRANQUILAS

Foto de: Marcos Vichi

"Em verdes pastagens me faz repousar; para fontes tranquilas me conduz, e restaura minhas forças". Salmo 23.2


Só é possível haver repouso quando o coração está em paz. Se algum problema toma conta da mente, as horas de sono não repõem as energias e, cedo ou tarde, o corpo sinalizará o cansaço. Os verdes campos do salmista representam aqueles momentos de fé e contato com Deus, que ampliam as perspectivas, permitindo enxergar além dos problemas, e vislumbrar as respostas para as perguntas que incomodam ao coração.

Quantas vezes o desânimo e a angústia aparecem como resultado da exaustão produzida pelas múltiplas atividades. As águas tranquilas remetem a um ambiente que produz saúde e alegria àqueles que desfrutam de suas belezas. A água fresca restaura as forças de quem está cansado, e as verdes pastagens do cuidado divino produzem a confiança de que os problemas estão nas mãos de quem pode solucioná-los. Isto permite descansar, mesmo quando tudo vai mal. Crise, que crise? Deus está no controle.

quinta-feira, janeiro 22, 2009

O SENHOR É O MEU PASTOR

Foto de Helísia Mendonça

O Senhor é o meu pastor, nada me falta. Salmo 23.1

O individualismo está na ordem do dia deste mundo competitivo. Não há vagas para todos, então vale qualquer atitude para sair da cota dos excluídos e conquistar um lugar na fila das oportunidades. A sensação de desamparo é o efeito colateral mais disseminado neste ambiente.

O pastor do salmo 23 oferece o cuidado paterno que acolhe na hora em que tudo dá errado e renova o ânimo para enfrentar os desafios de cada dia.

Nada faltará para quem confia em Deus. À primeira vista esta declaração pode parecer triunfalista, mas com frequência ela é compreendida de forma parcial, pois a provisão divina não é um esquema para manter os problemas bem longe, mas um compromisso de que em cada situação não faltará o necessário para superar, com dignidade, cada obstáculo.

A vida pode ser extremamente difícil para quem deseja passar sozinho por ela, mas o salmista traz a boa notícia de que Deus quer ser o nosso companheiro de caminhada.

UMA ATITUDE DE FÉ - PROG 05

terça-feira, janeiro 20, 2009

BRASILEIROS ENCONTRAM DIFICULDADES PARA TRABALHAR NO CANADÁ


BRASILEIROS ENCONTRAM DIFICULDADES PARA TRABALHAR NO CANADÁ

No final do século XIX, o Brasil era uma terra de oportunidades que acolhia imigrantes de diversas nações que vinham para cá em busca do sonho de uma vida digna para suas famílias. No final do século XX, o movimento se inverteu e o nosso país se tranformou num exportador de mão de obra para os chamados países do primeiro mundo.

A ilusão de ganhar salários em dólares, euros ou libras esterlinas, cegou o olhos de muitos para as diversas consequências que uma mudança mal planejada pode trazer. O vídeo acima mostra a realidade de pessoas bem preparadas, que ao chegarem no Canadá se viram surpreendidas por uma situação tão corriqueira no nosso país, a falta de empregos adequados às suas qualificações.

É verdade que o Brasil é uma terra com muitas injustiças onde é necessário muita teimosia para conseguir estudar, trabalhar e progredir de forma honesta. Mas não existem "eldorados" ou "País das Maravilhas", cada lugar neste mundo tem as suas flores e espinhos e é necessário seber conviver com ambos.

segunda-feira, janeiro 19, 2009

GILBERT KEITH CHESTERTON - CITAÇÕES

GILBERT KEITH CHESTERTON - CITAÇÕES

Sou homem e, por conseguinte, trago todos os demônios no meu coração.
****
Cada um fala da opinião pública, entendendo por isso a opinião pública, menos a sua.
****
Um sujeito suficientemente esperto para ganhar muito dinheiro tem se ser suficientemente cretino para querer esse dinheiro.
****
Os homens que realmente acreditam em si mesmos estão todos em asilos de loucos.
****
O grande poeta existe para mostrar ao homem pequeno o quanto ele é grande.
****
A coragem significa um forte desejo de viver, sob a forma de disposição para morrer.
****
Não foi o mundo que piorou, as coberturas jornalísticas é que melhoraram muito.
****
Pobre daquele que está cansado de tudo, porque tudo e todos estão sempre certamente cansados dele.
****
Existe um caminho que vai dos olhos ao coração sem passar pelo intelecto.
****
A educação é simplesmente a alma de uma sociedade a passar de uma geração para a outra.
****
Quem acende uma luz é o primeiro a beneficiar-se da claridade.
****
O miserável receio de ser sentimental é o mais vil de todos os receios modernos.
****
Cheguei à conclusão de que o otimista achava tudo bom menos o pessimista, e o pessimista achava tudo ruim, menos ele mesmo.
****
A arte vence a monotonia das coisas, assim como a esperança vence a monotonia dos dias.
****
A aventura pode ser louca, mas o aventureiro, para levá-la a cabo, há de ser muito equilibrado.
****
A caridade é a capacidade de defender o que sabemos ser indefensável.
****
A felicidade é um mistério, como a religião, e jamais deveria ser racionalizada.
****
A maneira de se amar alguma coisa é perceber que um dia podemos perdê-la.
****
A maravilha da infância é que para eles tudo é maravilha.
****
Casamento é uma aventura assim como ir à guerra.
****
Em geral as pessoas brigam porque não sabem argumentar.
****
Esperança é capacidade de manter o ânimo em circunstâncias que sabemos serem desesperadoras.
****
Estamos todos num mesmo barco em mar tempestuoso e devemos uns aos outros uma terrível lealdade.
****
Existe uma coisa que dá felicidade a tudo. É a idéia de que há algo nas redondezas.
****
Não é que eles não vejam a solução. O que eles não enxergam é o problema.
****
Não existe assunto desinteressante; o que existe é pessoa desinteressada.
****
Não livre um camelo do peso de sua corcova. Você pode estar impedindo-o de ser um camelo.
****
Os poetas não enlouquecem, mas os jogadores de xadrez sim.
****
Tradição não quer dizer que os vivos estão mortos, mas que os mortos estão vivos.
****
Um bom romance nos diz a verdade sobre o herói; mas um romance ruim nos diz a verdade sobre o autor.
****
Uma das grandes desvantagens da pressa é que nos faz perder tempo demais.
****
GILBERT KEITH CHESTERTON (ESCRITOR INGLÊS - 1874-1936)
Fontes:

SETE CARACTERÍSTICAS DE IGREJAS QUE COMETEM ABUSO ESPIRITUAL


SETE CARACTERÍSTICAS DE IGREJAS QUE COMETEM ABUSO ESPIRITUAL

1 - Distorção da Escritura: para defender os abusos usam de doutrinas do tipo "cobertura espiritual", distorcem o sentido bíblico da autoridade e submissão, etc. Encontram justificativas para qualquer coisa. Estes grupos geralmente são fundamentalistas e superficiais em seu conhecimento bíblico. O que o líder ensina é aceito sem muito questionamento e nem é verificado nas Escrituras se as coisas são mesmo assim, ao contrario do bom exemplo dos bereanos que examinavam tudo o que Paulo lhes dizia.

2 - Liderança autocrática: discordar do líder é discordar de Deus. É pregado que devemos obedecer ao ditador, digo discipulador, mesmo que este esteja errado. Um dos "bispos" de uma igreja diz que se jogaria na frente de um trem caso o "apóstolo" ordenasse, pois Deus faria um milagre para salvá-lo ou a hora dele tinha chegado. A hierarquia é em forma de pirâmide (às vezes citam o salmo 133 como base), e geralmente bastante rígida. Em muitos casos não é permitido chamar alguém com cargo importante pelo nome, (seria uma desonra) mas sim pelo cargo que ocupa, como por exemplo "pastor Fulano", "bispo X", "apostolo Y", etc. Alguns afirmam crer em "teocracia" e se inspiram nos líderes do Antigo Testamento. Dizem que democracia é do demônio, até no nome.

3 - Isolacionismo: o grupo possui um sentimento de superioridade. Acredita que possui a melhor revelação de Deus, a melhor visão, a melhor estratégia. A relação com outros ministérios se dá com o objetivo de divulgar a marca (nome da denominação), para levar avivamento para os outros ou para arranjar publico para eventos. O relacionamento com outros ministérios é desencorajado quando não proibido. Em alguns grupos no louvor são tocadas apenas músicas do próprio ministério.

4 - Elitismo espiritual: é passada a idéia de que quanto maior o nível que uma pessoa se encontra na hierarquia da denominação, mais esta pessoa é espiritual, tem maior intimidade com Deus, conhece mais a Bíblia, e até que possui mais poder espiritual (unção). Isso leva à busca por cargos. Quem está em maior nível pode mandar em quem está abaixo. Em algumas igrejas o número de discípulos ou de células é indicativo de espiritualidade. Em algumas igrejas existem camisetas para diferenciar aqueles que são discípulos do pastor. Quanto maior o serviço demonstrado à denominação, ou quanto maior a bajulação, mais rápida é a subida na hierarquia.

5 - Controle da vida: quando os líderes, especialmente em grupos com discipulado, se metem em áreas particulares da vida das pessoas. Controlam com quem podem namorar, se podem ou não ir para a praia, se devem ou não se mudar, roupas que podem vestir, etc. É controlada inclusive a presença nos cultos. Faltar em algum evento por motivos profissionais ou familiares é um pecado grave.

6 - Rejeição de discordâncias: não existe espaço para o debate teológico. A interpretação seguida é a dos lideres. É praticamente a doutrina da infalibilidade papal. Qualquer critica é sinônimo de rebeldia, insubmissão, etc. Este é considerado um dos pecados mais graves. Outros pecados morais não recebem tal tratamento. Quem pensa diferente é convidado a se retirar. As denominações publicam as posições oficiais, que são consideradas, obviamente, as mais fiéis ao original. Os dogmas são sagrados.

7 - Saída traumática: quem se desliga de um grupo destes geralmente sofre com acusações de rebeldia, de falta de visão, egoísmo, preguiça, comodismo, etc. Os que permanecem no grupo são instruídos a evitar influências dos rebeldes, que são desmoralizados. Os desligamentos são tratados como uma limpeza que Deus fez, para provar quem é fiel ao sistema. Não compreendem como alguém pode decidir se desligar de algo que consideram ser visão de Deus. Assim, se desligar de um grupo destes é equivalente a se rebelar contra o chamado de Deus. Muitas vezes relacionamentos são cortados e até famílias são prejudicadas apenas pelo fato de alguém não querer mais fazer parte do mesmo grupo ditatorial.

Fonte:

http://pavablog.blogspot.com/2009/01/7-caractersticas-de-igrejas-que-cometem.html

O TEMPO DE DEUS - PROG 04

segunda-feira, janeiro 12, 2009

PARA QUE SERVE A IGREJA?

Foto de Mariane Metz - Huanta - Peru

PARA QUE SERVE A IGREJA?
Desde a adolescência a igreja e suas atividades ocupam um lugar importante em minha vida. Na infância morei em prédios com poucas crianças, me acostumei a brincar sozinho, não gostava de lugares cheios de gente e odiava ser o centro das atenções.
Na igreja fiz as primeiras amizades na classe da escola bíblica dominical. Ali, professores e colegas identificaram em mim um potencial para liderança que eu sequer imaginava possuir. Quando havia a necessidade de alguém ir à frente para fazer um anúncio ou explicar algum versículo bíblico, eu era jogado às feras e, desesperado, transmitia a mensagem. O tempo foi passando, comecei a gostar e descobri a vocação para o ministério e a teologia.
Os cultos de missões me apresentaram a culturas, idiomas, povos e paisagens diferentes da minha cidade e bairro. Para me comunicar melhor com missionários de outros países, aprendi inglês e espanhol, que hoje são fundamentais na profissão de agente de viagens. A igreja foi e tem sido um família, com amigos mais chegados que irmãos, líderes que me ensinaram a analisar criticamente os discursos que se apresentam como salvadores, mas na verdade só querem escravizar os desavisados.
Obviamente que nem tudo foi perfeito. Nesta caminhada conheci tristezas, pessoas me decepcionaram e eu decepcionei outras tantas, mas considero o saldo extremamente positivo e não consigo imaginar quem eu seria hoje se não tivesse recebido este apoio tão importante, que representou a mão de Deus protegendo e suprindo minhas necessidades.
Fico triste por aqueles que tiveram experiências negativas com a igreja e não conseguem mais enxergá-la como um lugar terapêutico, apenas como um agrupamento castrador de sonhos e cheio de gente chata.
Mais do que um local para reunião e ensino de doutrina, a igreja realiza a sua função espiritual quando se transforma numa comunidade de amor, que acolhe os seus membros, trata as suas feridas e os encoraja a não desistir, apesar das dificuldades. Os grandes milagres divinos acontecem quando pessoas sensiveis ao Espírito Santo decidem tornar-se resposta para as orações de seus irmãos necessitados. A igreja existe para dizer ao mundo carente que Deus o ama e que, em Cristo, há esperança de se alcançar a Paz.

sexta-feira, janeiro 09, 2009

PARA QUE SERVE A TEOLOGIA? PROG 03

quinta-feira, janeiro 08, 2009

LIFE MUST GO ON IN GAZA AND SDEROT

LIFE MUST GO ON IN GAZA AND SDEROT

This blog is written by 2 friends. One lives in Sajaia refugee camp in Gaza and the other lives in Sderot, a small town near Gaza on the Israeli side. There is ongoing violence between Israel and Gaza which has intensified greatly since October 2000. Many have been killed and many have been injured. The media coverage on both sides has been extremely biased. Our Blog is written by 2 real people living and communicating on both sides of the border. [Your comments are welcome]

Este Blog é escrito por dois amigos. Um vive num campo de refugiados em Sajaia, em Gaza e o outro vive em Sderot, uma pequena cidade perto de Gaza, no lado israelense. A violência em curso entre Israel e Gaza tem se intensificado consideravelmente desde outubro de 2000. Muitas pessoas têm sido mortas e tantas outras feridas. A cobertura da mídia tem sido extremamente tendenciosa. Nosso blog é escrito por duas pessoas reais que vivem e se comunicam em ambos os lados da fronteira. (Seus comentários são bem vindos)".

quarta-feira, janeiro 07, 2009

O CREDO NICENO



O CREDO NICENO


Aproveitando que falamos no Credo apostólico na postagem anterior, decidi colocar também o Credo Niceno, para incrementar o nosso conhecimento.


ORIGEM: O Credo Niceno deriva-se do credo de Nicéia (composto pelo Concílio de Nicéia (325 AD), com pequenas modificações efetuadas pelo Concílio de Calcedônia (451 AD) e pelo Concílio de Toledo (Espanha, 589 AD). Este credo expressa mais precisamente a doutrina da Trindade, contra o arianismo. Eis o texto do Credo de Nicéia, conforme aceito por católicos e protestantes:


TEXTO: Creio em um Deus, Pai Todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis; e em um Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado pelo Pai antes de todos os séculos, Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado não feito, de uma só substância com o Pai; pelo qual todas as coisas foram feitas; o qual por nós homens e por nossa salvação, desceu dos céus, foi feito carne pelo Espírito Santo da Virgem Maria, e foi feito homem; e foi crucificado por nós sob o poder de Pôncio Pilatos. Ele padeceu e foi sepultado; e no terceiro dia ressuscitou conforme as Escrituras; e subiu ao céu e assentou-se à direita do Pai, e de novo há de vir com glória para julgar os vivos e os mortos, e seu reino não terá fim. E no Espírito Santo, Senhor e Vivificador, que procede do Pai e do Filho, que com o Pai e o Filho conjuntamente é adorado e glorificado, que falou através dos profetas. Creio na Igreja una, universal e apostólica, reconheço um só batismo para remissão dos pecados; e aguardo a ressurreição dos mortos e da vida do mundo vindouro.


ETERNO - EDUARDO MANO E BANDA




ETERNO - EDUARDO MANO E BANDA


"Canções Para Grupos Pequenos" foi gravado de maneira caseira e despretensiosa. Foram utilizados apenas violão, baixo e percussão durante as gravações, enfatizando a simplicidade do projeto.


Para saber mais sobre o trabalho e fazer o download gratuito desta e das outras 6 músicas basta clicar no link ao lado: EP Download


terça-feira, janeiro 06, 2009

O CREDO APOSTÓLICO


O CREDO APOSTÓLICO

Durante o reveillón eu desfrutei momentos muito agradáveis em Friburgo-RJ com amigos da igreja. Lá pelas tantas, surgiu o assunto do credo apostólico e tentamos recitá-lo. Cada um falou uma frase, mas o nosso conhecimento não foi suficiente para dizer a oração completa. Voltei para casa desejando suprir esta lacuna.
Eis aí uma breve pesquisa sobre esta importante declaração de fé cristã:
ORIGEM: O Credo Apostólico, o mais conhecido dos credos, é atribuído pela tradição aos doze apóstolos. Mas os estudiosos acreditam que ele se desenvolveu a partir de pequenas confissões batismais empregadas nas igrejas dos primeiros séculos. Embora os seus artigos sejam de origem bem antiga, acredita-se atualmente que o credo apostólico só alcançou sua forma definitiva por volta do sexto século, quando são encontrados registros do seu emprego na liturgia oficial da igreja ocidental. (...) O Credo Apostólico, assim como os Dez Mandamentos e a Oração Dominical, foi anexado, pela Assembléia de Westminster, ao Catecismo. “Não como se houvesse sido composto pelos apóstolos, ou porque deva ser considerado Escritura canônica, mas por ser um breve resumo da fé cristã, por estar de acordo com a palavra de Deus, e por ser aceito desde a antigüidade pelas igrejas de Cristo.”

TEXTO
Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra.
Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Cristã; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém.

Fonte: http://www.monergismo.com/textos/credos/credoapostolico.htm

sexta-feira, janeiro 02, 2009

E-MAIL ERRADO



E-MAIL ERRADO


Sempre que enviarem um mail para alguém, é melhor certificarem-se do endereço, para que um mal-entendido não aconteça...Vejam só o que um e-mail enviado para o endereço errado pode causar...


Um homem deixou as ruas cheias de neve de Chicago para umas férias na ensolarada Flórida. A sua esposa estava numa viagem de negócios e planejava encontrá-lo ali no dia seguinte. Quando o homem chegou ao hotel resolveu mandar um e-mail para a sua mulher. Como não achou o papel em que tinha anotado o endereço do e-mail dela, tirou da memória o que se lembrava e torceu para que estivesse certo. Infelizmente ele errou numa letra e a mensagem foi para a mulher de um pastor. Este pastor tinha morrido no dia anterior. Quando ela foi ver os seus e-mails, deu uma olhada no monitor, deu um grito de profundo horror e caíu dura e morta no chão. Ao ouvir o grito, os seus familiares correram para o quarto e leram o seguinte na tela do monitor:


"Querida esposa, Acabei de chegar. Foi uma longa viagem. Aqui é tudo muito bonito. Muitas árvores, jardins... Apesar de só estar aqui há poucas horas, já estou gostando muito. Agora vou descansar. Falei aqui com o pessoal e está tudo preparado para a tua chegada amanhã. Tenho a certeza de que também vais gostar... Beijos do teu eterno e amoroso marido.


PS: Está fazendo um calor infernal aqui!!!"



EXISTE ESPERANÇA PARA O FUTURO - PROG 02



PERSPECTIVA

Foto de Paula Bonadiman


PERSPECTIVA


"(...) Uma coisa eu faço: esqueço-me do que fica para trás e avanço para o que está na frente. Lanço-me em direção à meta, em vista do prêmio do alto, que Deus nos chama a receber em Jesus Cristo". Filipenses 3.13-14


Depois das festas, amanheceu o primeiro dia do ano e junto com ele o desejo de obter novas chances para construir um futuro melhor. Se em 31/12 olhamos para trás e avaliamos o passado, em 01/01 temos a sensação de que tudo é possível e que basta pedir e logo seremos atendidos. As famosas resoluções de ano novo comprovam esta tese.


Mais do que promessas para serem quebradas, as resoluções podem marcar o fechamento de um ciclo ruim e o inicio de uma nova caminhada. Ao ser confrontado com o seu passado de perseguidor da igreja, Paulo foi desafiado a conviver com as lembranças sem permitir que elas atrapalhassem o seu futuro. O apóstolo decidiu dar um basta. O passado indicava apenas suas origens, mas não sentenciavam quem ele deveria ser dali para frente. Era necessário esquecer o que ficou para trás, a fim de avançar para o que está na frente.


As perspectivas do ano que se inicia, de certa forma, são definidas a partir da determinação em construir um panorama diferente para a vida. Apesar das dificuldades, um olhar esperançoso é capaz de enxergar belas paisagens nos momentos mais sombrios. Isto não é resultado de uma ilusão, mas da fé, que contempla a meta em direção à qual ele se lançou, almejando o prêmio prometido por Deus. Contrariando as previsões dos opositores, Paulo reescreveu a sua história, superou os interditos, marcou a vida dos que conviveram com ele e segue até hoje abençoando aos que leem os seus escritos.

Qualquer que seja o caminho seguido até aqui, Deus pode lançar novas perspectivas sobre ele. Sucessos e fracassos, quando colocados nas mãos de Deus se transformam em experiência, produzem amadurecimento e preparam para as verdadeiras conquistas reservadas para aqueles que decidiram depositar a sua confiança em Jesus.