terça-feira, junho 24, 2008

SEDE DE JUSTIÇA



JUSTIÇA SOCIAL TAMBÉM É VIDA DEVOCIONAL


Texto Básico: Amós capítulo 5


Mensagem – 02 – Amós 5.14-15



SEDE DE JUSTIÇA

"Procurem o bem e não o mal; então vocês viverão. Quem sabe, assim – como vocês dizem – Javé, Deus dos exércitos, estará com vocês. Odeiem o mal e amem o bem; restabeleçam o direito no tribunal. Quem sabe, assim, Javé, Deus dos Exércitos, terá misericórdia do resto de José". Amós 5.14-15


O povo brasileiro é apaixonado por futebol. Multidões se reúnem nos estádios e em frente à TV para assistir aos jogos dos campeonatos e em época de copa do mundo, o país para ao ver a bola rolar pelo gramado.

Os jogadores sabem que esta paixão é coisa séria e por isso se esforçam muito para fazer os gols que ajudarão a levar o seu time à vitória. Quando atuam mal, eles se escondem, pois sabem que a torcida reagirá com irritação e, em alguns casos, até com fúria.

Toda esta vibração com o futebol se transforma em apatia quando o assunto é a política, saúde ou segurança das cidades ou do país. Os sucessivos escândalos já não surpreendem mais. Como o profeta Amós pode nos ajudar a enfrentar esta estrutura social tão problemática? Como ele enfrentou os males do seu tempo?

1. Amós Lembrou que é Necessário Recuperar a Indignação Diante do Mal Social. "Odeiem o mal e amem o bem".

Os necessitados de minha cidade também são pessoas amadas por Deus

Ao nascer o bebê precisa de cuidado integral. Ele chora quando tem fome, sede ou sofre com alguma dor, pois sabe que a sua mãe o compreenderá e virá em seu auxílio. Abandonado, ele não terá condições para sobreviver. Esta é a primeira dimensão do cuidado que o ser humano enfrenta .
As necessidades mudam à medida em que a pessoa cresce, mas uma delas é comum à toda a humanidade: Ninguém pode viver só. Cuidar do próximo nos humaniza: "O cuidado revela de maneira concreta como é o ser humano (...) O ser humano é um ser de cuidado, mais ainda, sua essência se encontra no cuidado. Colocar cuidado em tudo o que projeta e faz, eis a característica singular do ser humano." (1)

A partir desta visão o outro passa a ter um rosto e um nome deixando de se apenas um número na estatística da violência e da miséria. Ele se torna gente.

O amor torna meu, o sofrimento do outro.

O Cuidado revela amor: "O cuidado somente surge quando a existência de alguém tem importância para mim. Passo então a dedicar-me a ele; disponho-me a participar de seu destino, de suas buscas, de seus sofrimentos e de seus sucessos, enfim, de sua vida."(2)

O envolvimento na causa da justiça social só se torna possível quando existe o amor. Este trabalho consome tempo, requer envolvimento com os problemas complicados de outras pessoas e nem sempre terá uma solução satisfatória. Qualquer expectativa de reconhecimento produzirá frustração. A recompensa deve acontecer pelo simples fato de poder colocar o cuidado em prática.

2. Amós Ouviu a Pergunta do Povo: Onde Deus Está Nesta Desordem Toda? "Quem sabe, assim – como vocês dizem – Javé, Deus dos exércitos, estará com vocês".

Porque ele não põe fim ao sofrimento?

Este questionamento atormenta a alma sempre que alguma tragédia atinge pessoas inocentes, mais ainda se estas forem crianças. O silêncio do Todo-poderoso incomoda quando nos sentimos impotentes para deter as conseqüências do mal. Será que o Pai celestial não se importa com o destino dos seus filhos?

Em Jesus, Deus tornou-se homem e sofreu a injustiça. Jesus sofreu por nós e sofreu conosco: "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se de nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado." Hebreus 4:15.

A bíblia revela que o sofrimento humano entristece o coração de Deus de tal forma, que ele decidiu identificar-se completamente com a sua criação. Em Jesus, Deus tornou-se homem e sofreu a injustiça. Jesus sofreu por nós e sofreu conosco: "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se de nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado." Hebreus 4:15.

A igreja como resposta divina à calamidade.

Jesus Cristo outorgou o Espírito Santo à sua igreja. Ele habita o coração de cada um de seus membros, proporcionando a certeza de que fomos resgatados do pecado e amorosamente acolhidos pela graça de Deus.

Cabe à igreja a tarefa de dar continuidade ao ministério de Jesus Cristo na terra tornando-se a sua presença nos lugares onde o sofrimento acontece. Onde Deus está quando sofremos? A pergunta certa deveria ser: Onde a Igreja está nestas horas (Pilip Yancey).

A igreja dará continuidade ao ministério de Cristo, marcando a sua presença nos lugares onde o sofrimento insiste em imperar. Não podemos ocultar esta esperança de redenção.

3. Amós Anunciou a Resposta: Deus é Encontrado Onde Há Justiça. "Restabeleçam o direito no tribunal. Quem sabe, assim, Javé, Deus dos Exércitos, terá misericórdia do resto de José".

A injustiça social é pecado.

A igreja não pode calar-se diante da iniqüidade. Ela deve lutar para que a causa do mais fraco seja ouvida e articular-se para cobrar do poder público a mudança das leis injustas. Desta forma ela dará um testemunho do amor divino mais forte do que várias pregações proferidas em seus templos.

Tortura, morte, assalto a trabalhadores ou aos cofres públicos são sinais de carência de amor numa sociedade. "A justiça é aquele mínimo de amor sem o qual a relação entre as pessoas deixa de ser humana e se transforma em violência" (3)

Uma doutrina sã não hesitará em condená-la

O Evangelho valoriza a vida acima da lei e das tradições. Quando a realização destas favorece a opressão dos mais fracos, certamente Deus as rejeitará, tal como Jesus fez, quando foi criticado por permitir que seus discípulos colhessem espigas de milho, num sábado, para mata a fome. "Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes. Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor." Mateus 12.7-8


Conclusão

O amor é o vínculo da nossa união com o outro e com Deus: "E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim". João 17.22-23

A graça recebida só produz os seus efeitos quando é compartilhada com o outro, caso contrário, ela se transformará em egoísmo. O egoísmo destrói a relação com o próximo e nos afasta de Deus. "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" I João 4-1


Notas

1. BOFF, Leonardo, Saber Cuidar: ética do humano – p. 91

2. BOFF, Leonardo, Saber Cuidar: ética do humano – pp. 34 e 35

3. BOFF, Leonardo. Igreja Carisma e Poder – p. 66


4. BOFF, Leonardo, Saber Cuidar: ética do humano – p. 100

Referências

BOFF, Leonardo, Igreja: carisma e poder, Ed. Record – Rio de Janeiro – RJ – 200

BOFF, Leonardo, Saber Cuidar: ética do humano – compaixão pela terra – Vozes – Petrópolis – RJ – 1999

Nenhum comentário: