quarta-feira, novembro 16, 2011

A IMPACIENTE EXPECTATIVA DA CRIAÇÃO

A IMPACIENTE EXPECTATIVA DA CRIAÇÃO

Penso que os sofrimentos do momento presente não se comparam com a glória futura que deverá ser revelada em nós. A própria criação espera com impaciência a manifestação dos filhos de Deus. Entregue ao poder do nada - não por sua própria vontade, mas por vontade daquele que a submeteu -, a criação abriga a esperança, pois ela também será liberta da escravidão da corrupção, para participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus. Romanos 8.18-21

Este texto remete à esperança cristã, que não é apenas escatológica, mas alcança o momento presente, cheio de ansiedade na luta diária pela sobrevivência.

Paulo fala sobre do dilema da vida, em que o sofrimento e a redenção caminham lado a lado, pois, uma olhada na situação ao alcance da vista, mostra um quadro bastante complicado, com agressões ao meio ambiente e crises das mais diversas atingindo países e instituições, que antes eram consideradas muito sólidas.

Tudo isto pode parecer muito distante, mas o mundo globalizado eliminou as fronteiras, principalmente no que se refere às finanças fazendo com que os reflexos de qualquer evento, se espalhem instantaneamente por todo o planeta.

Quando o apóstolo contempla as tribulações da vida presente ele o faz a partir da perspectiva da redenção. No meio de tantos problemas, ele pode caminhar tranquilo, porque sabe que algo melhor lhe espera mais adiante.

A criação sofre com o resultado do pecado. Em desequilíbrio, a natureza produz o caos, respondendo às agressões que tem sofrido. Os ricos estão tranquilos, pois suas casas estão protegidas contra os rigores da tempestade. Os mais pobres, elo mais fraco desta corrente, se angustiam, porque não possuem tantos meios para defender-se.

Quando tudo vai mal, os ricos abandonam as suas casas e se mudam para os melhores lugares, deixando como herança a terra devastada. Aos pobres, resta a opção de viver, pelo tempo que lhes for concedido, nos lugares onde ninguém deseja permanecer tais como: antigos lixões, encostas de morro ou terrenos abandonados.

Quando estas áreas começam a apresentar algum interesse comercial, se inicia o processo de remoção, para que a oportunidade do lucro não seja perdida.

A grande injustiça da sociedade capitalista está em que não existem condições de se manter o padrão atual de consumo e estendê-lo igualmente para que todos os habitantes da terra usufruam de seus benefícios. Então, para que poucos acumulem muito, muitos precisam viver na miséria, sem perspectivas de vislumbrar qualquer melhoria.

Mas nem tudo está perdido, pois a criação abriga a esperança de redenção, a partir do caos em que ela se encontra atualmente.

Durante milhões de anos a terra viveu e sustentou-se muito bem se qualquer vestígio da presença humana. A natureza não depende do homem para se recompor, após cada desastre, ela mesma vai se reorganizando para voltar a se apresentar com toda a sua exuberância original.

A esperança cristã é exatamente esta, de que um dia possamos viver num mundo onde não haja injustiça, fome tristeza ou violência. É por isso que oramos e pregamos a boa nova do evangelho.

Quando absorvemos o evangelho e começamos a espalhar a sua semente no coração das outras pessoas, temos a oportunidade para estabelecer uma agenda ministerial libertadora, que não se preocupe apenas com as questões internas da igreja, mas que aborde os temas sensíveis da sociedade e repudie com veemência toda a manifestação de opressão e injustiça que teime em se legitimar pelo silêncio das lideranças acomodadas.

A redenção que esperamos, trará paz e liberdade e ela começa a partir do momento em que o Reino de Deus se estabelece em nosso coração. Que sejamos estes agentes de transformação social que Jesus sonhou quando estabeleceu a igreja na terra, para dar continuidade ao seu ministério.

Um comentário:

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

Oi,
Meu blog concorre ao TOPBLOG na categoria sustentabilidade.

Cheguei ao segundo turno, tendo ficado entre os 30 primeiros em todas as apurações e mais do que nunca, preciso que todos votem.
Os votos do primeiro turno não contam para o segundo, daí minha insistência.

Para votar, basta clicar no link abaixo, escolher a opção email, digitar nome-email e depois, confirmar o voto pela mensagem recebida.
Votos não confirmados, não são computados.
Pode-se votar de vários emails diferentes.

http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=19130455

As votações encerram em 1 semana.

Um abraço e obrigada,
Carolina